Avançam as obras do Parque Linear do 23 de Maio, em Nova Odessa

Estão avançadas as obras do Parque Linear que vem sendo construído no bairro 23 de Maio, na região do São Manoel, em Nova Odessa. Na última sexta-feira (13), o secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, esteve fiscalizando as intervenções, acompanhado do engenheiro William Michel Almendros, proprietário da empresa responsável pelos trabalhos. A previsão de entrega é de oito meses contado a partir de junho, quando as intervenções tiveram início. Serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão na construção do Parque Linear.

“Pude verificar que o andamento das obras aqui do Parque Linear está dentro do cronograma que estabelecemos junto com a empresa. Aos poucos, ele vai ganhando uma ‘cara’ e o mais importante é ver a satisfação dos moradores aqui desta região com a obra. O parque, tenho certeza, será no futuro o ‘point’ de Nova Odessa, reunindo pessoas que querem caminhar, praticar atividades esportivas e passear com a família”, afirmou Pelé. “Eu sempre digo que esse é o jeito novo de governar que o prefeito Bill implantou em Nova Odessa, com parcerias que fazem o nosso município avançar mais a cada dia”, completou o secretário de Obras.

“Nós já fizemos a instalação do campo de areia e o fechamento do playground, além do estacionamento para veículos, o calçamento em sua lateral, a instalação da infraestrutura de iluminação com postes e luminárias de LED, a limpeza e retificação do Córrego Capuava e estamos finalizando a construção dos dois quiosques com banheiros. O próximo passo será a construção das calçadas internas e a execução da base da passarela”, explicou Almendros.

Parques lineares, ou greenways, são intervenções urbanísticas construídas ao longo de cursos d’água. Normalmente maiores em seu comprimento do que na sua largura – por acompanhar o trajeto de rios e córregos e estarem sempre associados à rede hídrica – tais espaços são capazes de conectar áreas verdes, proteger e recuperar o ecossistema, controlar enchentes, abrigar práticas de lazer, esporte e cultura, além de contribuir com alternativas não motorizadas de mobilidade urbana. O próprio termo greenway (“caminho verde”, em português) é uma referência a cinturões de vegetação associadas ao tráfego não motorizado, indicando movimento – de água, pessoas, animais, entre outros.