Avaliação escolar começa nesta terça e envolve mais de 3 mil alunos em Nova Odessa

“Após a correção das provas, vamos tabular os resultados e verificar se alguma turma está em defasagem. Se estiver, temos condições de trabalhar em cima disso para que se recuperem”, disse Érika

O aprendizado de mais de três mil alunos da rede municipal novaodessense começa a ser analisado nesta terça (25), em mais uma edição da Areno (Avaliação do Rendimento Escolar de Nova Odessa). Até quarta-feira (26), os 3.056 estudantes matriculados nas 11 Emefs (escolas municipais de ensino fundamental) da cidade farão provas de língua portuguesa e matemática, com o objetivo aferir a qualidade do ensino oferecido na rede.

De acordo com a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Érika Sanches, a avaliação começa na terça, com prova de língua portuguesa, e termina na quarta, com a avaliação é fundamental para o replanejamento do segundo semestre. “Após a correção das provas, vamos tabular os resultados e verificar se alguma turma está em defasagem. Se estiver, temos condições de trabalhar em cima disso para que se recuperem”, disse Érika.

A diretora explica que a avaliação, elaborada por professores da rede “é fundamentada no currículo municipal e tem como objetivo fornecer um diagnóstico mais eficaz da aprendizagem dos alunos que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.

Por servir de subsídio para “afinação” dos processos pedagógicos, a secretária de Educação de Nova Odessa, Claudicir Brazilino Picolo, destaca a importância da participação maciça dos alunos. “É muito importante que todas as crianças compareçam. Pedimos aos pais para que mandem seus filhos para a aula para que participem deste processo”, enfatizou a secretária.

Ela reforça também que todo processo de avaliação está sendo feito por profissionais e professores da rede municipal de ensino, sem custos extras ao município. Os alunos da rede municipal de ensino encerram o primeiro semestre do ano letivo no dia 3 de julho. Segundo a secretaria, o retorno das férias está previsto para 29 de julho.