in

Aumento de queimadas causa transtornos à população de NO

A Prefeitura de Nova Odessa pede aos munícipes para evitarem a prática de queimadas

O tempo seco e a baixa umidade do ar, muito comum nesta época do ano, facilitam o aumento no número de ocorrências de queimadas no município. Só em Nova Odessa, de acordo com a Defesa Civil, foram atendidas nos últimos dias, 13 ocorrências.
Em um terreno ao lado da Rodovia Astrônomo Jean Nicolini, sentido Americana, o JNO flagrou uma dessas ocorrências. Outro ponto foi ao lado da fazenda Santo Angelo, próximo Ao loteamento de Chácaras Acapulco e Las Palmas.
E uma das principais causas de queimadas nas rodovias é o lançamento de bitucas de cigarros pelas janelas dos veículos. Outras fontes geradoras de queimadas são a utilização de fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo, fogueiras, queimadas para fins agrícolas não autorizadas e também os balões.
E são inúmeros os problemas causados por elas. Além dos problemas de saúde gerados por ingestão do ar poluído e pela fumaça. Quando a fumaça atinge casas próximas, além de carregar as fuligens, causa preocupação com a saúde de quem possui problemas respiratórios.
Para evitar os perigos e transtornos causados pelas queimadas, a Prefeitura de Nova Odessa tem intensificado a fiscalização no município.

PENALIDADES
A lei prevê aplicação direta de multa, que varia de R$ 500 a R$ 5 mil em casos de reincidência. Além de Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente, o Município conta também com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) no registro das ocorrências. Os telefones da Vigilância Ambiental para atendimentos destas ocorrências são 3466-3972 e 3466-5442. Além disso, podem ser acionados Defesa Civil e Guarda Civil Municipal pelo telefone 3476-1300 ou 153.