in

Audiência do Consimares nesta sexta debate Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O encontro vai acontecer de forma híbrida, presencial e online, em todos os municípios consorciados (Nova Odessa, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré)

audiencia-do-consimares-nesta-6a-debate-plano-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos-jno

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) promove nesta sexta-feira (22/10), às 9h30, a partir do plenário da Câmara de Vereadores de Nova Odessa, uma audiência pública sobre o processo de revisão do PIGIRS (Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos). O encontro vai acontecer de forma híbrida, presencial e online, em todos os municípios consorciados (Nova Odessa, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré). O processo de revisão teve início em março deste ano. 

A audiência pública poderá ser assistida presencialmente, em telões montados nas Câmaras Municipais dos municípios consorciados (respeitando as recomendações em relação ao controle e combate à pandemia da Covid-19 e em consonância com as diretrizes do Governo do Estado de São Paulo), e também de forma online, através do canal no YouTube do Consimares, disponível em https://www.youtube.com/channel/UCK8x6GdjTyIUh3Quv6mnYSg. Mais informações podem ser obtidas em https://www.consimares.com.br/pigirs. 

Segundo o superintendente Valdemir Ravagnani, o novo Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos está sendo desenvolvido pelos técnicos dos municípios consorciados, em conjunto com a equipe técnica do Consórcio e pela consultoria Donaire. 

“Neste estudo, foi realizado o diagnóstico e prognóstico da situação regional, onde apresentamos alternativas, metas e ações para os próximos 20 anos na gestão de resíduos sólidos urbanos. Esta proposta ficou em consulta pública por 30 dias, recebeu diversas contribuições que foram incorporadas ao texto, e agora será debatido uma última vez com a sociedade nesta audiência”, acrescentou Mimo Ravagnani.

 

SISTEMA 

O Consimares estuda também implantar um PGRS Digital (Sistema Digital de Gestão e Monitoramento de Resíduos Sólidos), visando proporcionar agilidade e segurança aos grandes geradores de resíduos sólidos. A intenção é seguir o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), um documento técnico que demonstra o correto gerenciamento dos resíduos gerados por um empreendimento. 

Para debater este tema, o Consórcio realizou na quarta-feira (20/10) um treinamento para os técnicos dos sete municípios. Entre outros dados, cada plano deve conter informações sobre o manejo dos resíduos – da segregação até a disposição final – o tipo, o volume e as práticas adotadas pelas empresas para separação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem e destinação e disposição final. 

“Estamos seguindo o que dispõe a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, atendendo de forma prática a legislação federal. O aplicativo irá proporcionar conhecimento sobre a movimentação de resíduos utilizados nas construções ou dos resíduos hospitalares, por exemplo”, ressaltou o presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto, Mauricio Baroni.

 

O CONSÓRCIO 

O Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMC foi instituído em 22 de janeiro de 2009, e tendo como principal objetivo compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos. Atualmente, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste integram o Consimares, num total de 910.885 habitantes, com uma geração de 650 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por dia. 

Com foco na gestão integrada de resíduos sólidos, o Consimares tem desenvolvido trabalhos e ações em busca de novas tecnologias para destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados dentro dos sete municípios. Dentre suas missões, estão a identificação das deficiências e potencialidades dos sistemas de limpeza urbana, coleta seletiva, coleta de lixo doméstico, hospitalar, de saneamento básico, de construção civil, entre outros, sempre visando uma destinação correta e sustentável de cada município.