Ato em comemoração à Independência reúne mil pessoas em Nova Odessa

Andréa Souza, secretários, vereadores e contou com desfiles de escolas públicas e particulares, entidades do município e voluntários do Projeto Fênix – Transformando Vidas

Um público de aproximadamente mil pessoas acompanhou o ato cívico em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil na manhã da última sexta-feira (6), em Nova Odessa. A celebração foi acompanhada pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, secretários, vereadores e contou com desfiles de escolas públicas e particulares, entidades do município e voluntários do Projeto Fênix – Transformando Vidas.

A festa da Independência, que seria realizada neste sábado (7), foi antecipada pela Prefeitura para reduzir custos. De acordo com cálculos do Poder Executivo, foram economizados cerca de R$ 60 mil com estrutura, transporte e horas extras de funcionários.

O ato foi realizado na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura. Segundo a Prefeitura, 1,4 mil alunos participaram dos desfiles. Em alusão à data, o monumento instalado na praça, que representa os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ganhou uma pintura especial com as bandeiras do Brasil, de São Paulo e Nova Odessa. A arte foi assinada pelo artista plástico e grafiteiro novaodessense Aldo Barbosa, conhecido como “Aldinho”.

Em um pronunciamento diante do monumento, o prefeito Bill agradeceu às escolas e entidades pela participação no desfile e ressaltou a relevância do ato cívico. “É um momento de celebrar tudo que nosso país conquistou sem disparar um tiro e o desenvolvimento de Nova Odessa, que avança todos os dias com obras e ações que têm melhorado a qualidade de vida da população”, afirmou Bill.

O presidente da Câmara Municipal, Vagner Barilon, também se dirigiu ao público. O vereador citou episódios da história do Brasil e ressaltou a importância da valorização do povo brasileiro e da liberdade conquistada ao longo dos anos.

Após o pronunciamento das autoridades, patrulheiros da Guarda Civil Municipal entraram com as badeiras. Em seguida, 40 homens do Tiro de Guerra de Americana, sob o comando do primeiro sargento Hugo Leonardo Trajano Leal da Silva, marcharam e se posicionaram diante das autoridades para a execução dos hinos Nacional e da Independência.

O desfile foi aberto pela fanfarra da Escola Estadual ‘Silvania Aparecida Santos’, que foi constituída por meio do Projeto Fênix e também graças à doação de instrumentos feita pela Escola Estadual ‘João 23’, de Americana. Na sequência, desfilaram as escolas municipais. Alunos do Dante Gazzetta e do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) ‘Mercedes Ladeira Brazilino’ representaram Nova Odessa, enquanto outras escolas homenagearam todas as regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste).

Outra atração do ato foi a apresentação da Fanpave (Fanfarra Paraíso do Verde), criada em 2019 durante as comemorações do aniversário da cidade. Alunos de escolinhas esportivas mantidas pela Administração Municipal e representantes de entidades como a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), o Grupo de Escoteiros do Ar Ubuntu e os Desbravadores e Aventureiros também participaram do ato, organizado pelas secretarias de Educação e de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo.

O ponto alto da celebração foi a bandeira viva formada na rampa de acesso ao Paço Municipal. Com a evolução de ornamentos nas cores verde, amarelo, azul e branco, alunos de escolas da cidade e membros do Clube da Melhor Idade deram vida ao símbolo máximo de representação da nação brasileira. “Foi lindo”, comentou Andréa Souza.

Também acompanharam o ato o chefe de Gabinete André Faganello, os secretários Alessandre Pimentel (Negócios Jurídicos), Claudicir Brazilino Picolo (Educação), Edson Barros de Souza, o “Nenê Gás” (Meio Ambiente), Elvis Garcia, o “Pelé” (Obras e Planejamento Urbano), José Mário Moraes (Desenvolvimento Econômico), Júlio Camargo (Administração), Vanderlei Cocato (Saúde), Wagner Morais (Governo), o chefe de Segurança Municipal, Franco Julio Felippe, o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, e o vereador Avelino Xavier, o “Poneis”.