in

Atletas do Clube da Melhor Idade de Nova Odessa mantêm rotina de treinos em casa

Os treinos têm vários níveis de dificuldade e intensidade, conforme o condicionamento e a modalidade esportiva praticada pelos alunos, que têm entre 50 e pouco mais de 70 anos

Enquanto aguardam o controle da disseminação do novo coronavírus, atletas do Clube da Melhor Idade de Nova Odessa não estão tendo vida fácil. Eles seguem uma rotina pesada de treinos semanais, sob orientação da técnica das equipes de competição, professora Carine Piveta. A preparação tem como foco competições regionais e estaduais adiadas por conta da pandemia e faz parte do programa de videoaulas criado pelo Clube para manter os cerca de 1,5 mil frequentadores em atividade durante o período de quarentena.

De acordo com a professora, os treinos funcionais são passados quatro vezes por semana, pelo WhatsApp, para atletas integrantes das equipes de vôlei adaptado (masculino e feminino) e futsal. “Eu passo a série de exercícios por escrito e mando um vídeo de um a dois minutos com orientações sobre como fazer os movimentos de forma correta. Tenho recebido um ‘feedback’ muito bacana. Eles estão gravando os treinos e mandando para avaliação”, explicou Carine.

Os treinos têm vários níveis de dificuldade e intensidade, conforme o condicionamento e a modalidade esportiva praticada pelos alunos, que têm entre 50 e pouco mais de 70 anos. Desde 21 de março, foram 13 treinos. “É claro que não são todos que conseguem fazer. Atletas que se preparam para competições de jogos de mesa, por exemplo, seguem uma rotina mais leve de treinos, ministrados pela professora Luciene Trindade”, disse a técnica.

Para a professora, o treinamento é importante para que os atletas mantenham-se em forma e estejam preparados quando as competições forem retomadas. “Não sabemos por quanto tempo ainda ficaremos em quarentena. Por isso, precisamos nos adaptar e seguir com os treinos, na medida do possível”, afirmou a treinadora do Clube da Melhor Idade.

COMPETIÇÕES. Por conta da quarentena decretada pelo governador João Doria, todas as competições esportivas foram suspensas no Estado. Entre elas estão o campeonato de vôlei adaptado organizado pela APV (Associação Pró-Voleibol de Porto Ferreira) – para praticantes entre 50 e 70 anos – e o Encontro Regional de Jogos de Mesa da Melhor Idade, realizado pela Prefeitura de Tietê. Ambos começariam no mês passado. O início da 24ª edição do Jomi (Jogos da Melhor Idade), prevista para este mês, também foi adiado.

OUTRAS MODALIDADES. As videoaulas têm sido aliadas dos frequentadores do Clube da Melhor Idade desde 16 de março, quando as atividades foram suspensas por determinação do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, eles recebem exercícios para treinar o corpo e a mente. Os vídeos são preparados pelas professoras Luciene Trindade (ginástica funcional) e Priscila Grivol, que é coach, neuropsicopedagoga e coordena as oficinas do Ativamente, projeto implantado para estimular a memória, a destreza e o raciocínio dos frequentadores.

“Mesmo com todas as atividades suspensas há quase um mês, estabelecemos contato permanente com os frequentadores e estamos conseguindo mantê-los ativos. Isso é fundamental nesse momento de incerteza”, avaliou a presidente do Fundo Social de Solidariedade e idealizadora do Clube, a primeira-dama Andréa Souza.