in

Atleta do NBB, Nandão joga a Liga Metropolitana de Basquete por Nova Odessa

O ala/pivô tem passagem por grandes equipes do país e está competindo por sua cidade

O ala/pivô Nandão Ferreira, morador de Nova Odessa, disputou novamente este ano o NBB (Novo Basquete Brasil), a principal competição nacional masculina do esporte. Depois da eliminação nas quartas-de-final da equipe que atua, o Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul, o atleta está atualmente competindo na Liga Metropolitana de Basquete pela equipe Nova Odessa Basquetebol.

Nandão deu seus primeiros arremessos mais sérios nas categorias de base do time de Americana, com 15 anos, quando começou a encarar o basquete como possível carreira para a vida. Desde então, são 12 anos de empenho defendendo algumas equipes do cenário nacional. A trajetória traz como principal resultado até hoje a 3ª colocação no NBB, na temporada 2012/2013, pelo Bauru Basketball.

Outras conquistas ao longo da carreira foram o Campeonato Paulista Juvenil 2008 (ABCD Bandeirantes Rio Claro) e a Liga de Desenvolvimento de Basquete 2012/2013 (Bauru Basketball), também alcançando o pódio como vice-campeão da Liga de Desenvolvimento Olímpico (Bauru Basketball). Nandão disputou a temporada 2017/2018 do NBB pelo Banrisul/Caxias do Sul, obtendo o 5º lugar.

“Moro em Nova Odessa desde os 5 anos de idade, conheço todo mundo aqui”, destaca o esportista, natural de Colina/SP, que fica ao lado de Barretos. “Comecei a conhecer o basquete com o professor Rafael. Depois que fui pro time de Americana e as outras equipes todas”, acrescenta. Aos 27 anos de idade, com 2 metros de altura e 115 quilos, Nandão se mantém ativo e aguardando novos desafios na carreira.

O atleta compete atualmente a Liga Metropolitana de Basquete, na Série Prata, pela equipe Nova Odessa Basquetebol. “Dessa maneira continuo ‘batendo uma bola’. Quero ajudar esse time que tem muito a crescer”, ressalta. O aporte financeiro de patrocinadores possibilitou o time novaodessense a trazer Nandão e outros três jogadores: Weliton Bianchi, Marcelo Micene e Diego.

A Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo oferece apoio ao disponibilizar a estrutura de Ginásios Municipais para os treinos e a realização dos jogos da equipe na Liga Metropolitana, além dos uniformes. “O Nandão é morador do bairro São Jorge e filho de um casal muito ilustre da cidade, o Marcão e a Alda”, destaca o secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta.

Segundo o dirigente esportivo, o atleta é um exemplo para os mais jovens na cidade. “Ele merece todo o destaque como pessoa, simples que é, e o atleta profissional de qualidade”, ressalta. Conforme Levi Tosta explica, mantendo a equipe novaodessense disputando a Liga Metropolitana, dá uma oportunidade dos jovens que praticam o basquete na escolinha