in

PMNO promove nesta quarta-feira a 1ª palestra do ‘Agosto Lilás’, sobre violência doméstica

jno

jno

Para marcar o início da Campanha “Agosto Lilás”, mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, a Diretoria de Promoção Social da Prefeitura de Nova Odessa promove nesta quarta-feira (10/08) a palestra presencial “A importância da notificação de violências interpessoais e autoprovocadas como norteadora de políticas públicas”, a partir das 9h, no Auditório do Paço Municipal (Av. João Pessoa, nº 777, Centro).

O evento é direcionado para profissionais da área de Assistência Social, Saúde e Educação das redes pública e privada, e conta com a parceria do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), órgão municipal que cuida das medidas preventivas a esse tipo de violência, bem como do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que cuida das mulheres que já passaram por uma experiência desse tipo.

A palestrante é a cirurgiã-dentista e especialista em Saúde Pública Léa Amabile, que conta com extensão em Políticas Públicas e Direitos Humanos (USP/UNESCO), Políticas Públicas do Cuidado (ONU Mulheres), e também é técnica de referência em violências do município de Americana.

A campanha do “Agosto Lilás” foi instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016, com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

 

HOTSITE

A Prefeitura de Nova Odessa segue divulgando outras ações da Campanha “Agosto Lilás” ao longo do mês. Lembrando que o Município mantém, desde 2021, o hotsite (site exclusivo) da Campanha “Não Fique Sozinha – Violência Contra a Mulher é Crime”, promovida pela Diretoria de Promoção Social e desenvolvida em parceria com a Diretoria de Comunicação. O hotsite está disponível em http://www.novaodessa.sp.gov.br/naofiquesozinha/.

O site traz diversas informações, em diversos formatos – incluindo a íntegra dos vídeos das palestras online realizadas em agosto do ano passado pela Prefeitura com especialistas no tema. A plataforma traz, por exemplo, a conceitualização dos diversos tipos de violências contra a mulher: física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e virtual, com listas dos tipos de comportamentos que podem ser enquadrados em cada tipo.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Assistência Social de Nova Odessa se divide em três equipes de atendimentos: a Diretoria de Gestão Social, que administra todo o sistema (sejam os cadastros de bolsa família, de cestas básicas, fraldas geriátricas e demais auxílios), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências físicas e psicológicas), e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O CRAS é a unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso das famílias à rede de proteção de assistência social. O CRAS de Nova Odessa está localizado na Rua das Perobas, nº 114, no Jardim das Palmeiras. Para mais informações, ou para se inscrever no atendimento, basta ligar para o telefone (19) 3476-3005.