Artista de Nova Odessa é selecionado para o Salão Internacional do Humor de Piracicaba

Aldo da Silva Barbosa é funcionário concursado da Prefeitura de Nova Odessa há 14 anos e cultiva sua grande paixão nas horas vagas

Aldinho ficou surpreso ao abrir a lista de selecionados do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, na última quinta-feira (11) e encontrar seu nome logo na segunda linha, entre 449 trabalhos escolhidos de 217 artistas de 35 países. Grafiteiro, caricaturista e retratista, o artista plástico é funcionário concursado da Prefeitura de Nova Odessa há 14 anos e cultiva sua grande paixão nas horas vagas.

“Foi uma surpresa para mim estar na lista. Acabei participando de última hora, graças à insistência de um amigo, que foi à minha casa no último dia do prazo de inscrições e me convenceu a inscrever três caricaturas”, conta Aldo da Silva Barbosa, se referindo ao amigo artista Robinson José da Silva, também selecionado para a exposição, que ocorrerá no Armazém 14 do Engenho Central, em Piracicaba, entre 10 de agosto e 27 de outubro.

Nesta edição da mostra, Aldinho inscreveu três caricaturas, inspiradas no guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix, no jornalista e apresentador Fausto Silva e no cartunista Ziraldo. Desses, dois foram selecionados. Como manda a tradição da mostra, nem os artistas são informados sobre quais trabalhos foram aceitos. Segundo os organizadores, eles serão apresentados no dia 10 de agosto, na abertura do evento.

Criado em 1974, o Salão do Humor de Piracicaba recebeu 2.781 trabalhos de 499 artistas de 48 países este ano. Segundo o CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), entre obras digitais e analógicas (originais), foram inscritas 499 caricaturas, 683 cartuns, 501 charges, 287 tiras, 24 esculturas e 787 inscritos em categorias especiais.

Foi a segunda vez que o desenhista novaodessense, graduado em publicidade, teve trabalhos selecionados para o Salão do Humor de Piracicaba. A estreia em um dos maiores festivais de humor gráfico do mundo ocorreu em 2017. Mas dessa vez, segundo Aldinho, foi diferente. “Teve um gostinho diferente porque eu não esperava, foi tudo de última hora. “É gratificante ter seu trabalho selecionado em meio a tantas obras de artistas de vários países”, avalia Aldinho, que participa de projetos sociais em Nova Odessa e região.

Entre os projetos que contam com as mãos talentosas do artista está o “Grafitei”, ação desenvolvida por meio do “Projeto Fênix – Transformando Vidas” em três escolas estaduais de Nova Odessa: ‘Silvania Aparecida Santos’, ‘Geraldo de Oliveira’ e ‘Joaquim Rodrigues Azenha’. Durante as oficinas ministradas por Aldinho, os alunos aprendem desenho, construção, luz e sombra, aplicação de cor e manuseio do spray.

“A seleção do Aldinho para o Salão Internacional do Humor de Piracicaba é o reconhecimento do talento e da sensibilidade. Ele é um grande artista, comprometido com a cultura e a educação. Fiquei muito feliz com a notícia, que põe Nova Odessa, mais uma vez, no mapa do humor mundial”, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, idealizadora do Projeto Fênix.