in

Área verde do São Jorge é alvo de novo descarte irregular em menos de uma semana

A diretora de Parque e Jardins, Neide Postigo, classificou a situação como “lamentável”. “Infelizmente, o poder público faz a parte dele, mas muitas pessoas não colaboram e acabam prejudicando o trabalho”, destacou.

Há menos de uma semana, a Prefeitura de Nova Odessa executou uma limpeza geral e recuperação da área verde localizada no cruzamento das ruas Niterói e Brasília, no Jardim São Jorge. Na manhã desta terça-feira (15), fiscais encontraram o local cheio de sujeira novamente, proveniente de descarte irregular de entulho, colchões, restos de podas e objetos inservíveis. Em atenção aos moradores, o bairro vem recebendo ações de limpeza e arrastões contra a dengue de forma intensificada, desde setembro do ano passado. A diretora de Parque e Jardins, Neide Postigo, classificou a situação como “lamentável”. “Infelizmente, o poder público faz a parte dele, mas muitas pessoas não colaboram e acabam prejudicando o trabalho”, destacou.

Ainda no último sábado (12), agentes passaram por 494 imóveis, de onde foram retirados seis metros cúbicos de prováveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. No próximo dia 19, um novo arrastão está previsto para o bairro, que apresenta alto índice de densidade larvária e, por este motivo, é tratado como prioridade pela Prefeitura. “Lembramos que os descartes irregulares também estão ligados à proliferação destas doenças, já que podem servir para a procriação do Aedes”, afirmou a diretora.

Neide lembrou que o local correto para despejo de materiais inservíveis no bairro é o LEV (Local de Entrega Voluntária) do bairro, que fica na Rua Manaus. Nova Odessa também conta com o EcoPonto do Jardim Monte das Oliveiras. No local é possível descartar materiais recicláveis limpos como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor; resíduos da construção civil (até 1m³ por pessoa/dia); madeira e móveis usados; restos de poda; óleo de cozinha (devidamente embalado em garrafa PET); roupas usadas; aparelhos eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia). “O espaço funciona diariamente, das 7h às 19h. Não há desculpas para o descarte irregular”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Edison Barros.

Os materiais recicláveis descartados no Ecoponto são encaminhados para uma cooperativa de reciclagem da cidade, que realiza a separação e destinação final adequada, o que garante geração de renda para muitas famílias. Vale lembrar que o Ecoponto novaodessense se tornou referência regional por conta do seu sistema de funcionamento. O espaço conta com caçambas e bags, que evitam que os resíduos sejam depositados no chão, e está em área cercada por alambrados e com controle de entrada e saída dos materiais.

DESCARTE IRREGULAR É CRIME

Nova Odessa conta com a lei municipal 2.883/2014 que tipifica como crime ambiental o descarte de entulhos e outros materiais em áreas irregulares. A multa para quem for flagrado varia de R$ 500 a R$ 5 mil. Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelo telefone (19) 3466-0917.Também é possível entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.