Aprovada pela população, Guarda Municipal de Nova Odessa tem melhor avaliação em 2 anos

De acordo com o levantamento realizado no segundo trimestre, seis em cada dez pessoas aprovam os serviços prestados pela GCM

O trabalho da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa alcançou o maior índice de aprovação da população em dois anos, conforme pesquisa divulgada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). De acordo com o levantamento realizado no segundo trimestre, seis em cada dez pessoas aprovam os serviços prestados pela GCM.

O instituto, que mede a satisfação dos moradores com os serviços públicos nas 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) entrevistou 400 novaodessenses entre os meses de abril e junho. A participação da corporação na garantia da segurança do município foi aprovada por 59% dos ouvidos. Para 5%, a Guarda é “ótima”; para 54%, “boa”; e 34%, “regular”. Apenas 7% avaliaram o serviço como “ruim” ou “péssimo”.

A partir dos resultados, a Guarda foi classificada com “Alto Grau de Satisfação”. Com base na avaliação da população, a corporação somou 711 pontos, o maior índice registrado desde que a pesquisa começou a ser feita na cidade, em 2017. O levantamento revela que os mais satisfeitos com o trabalho da Guarda Municipal são jovens, com idades entre 16 e 30 anos, e moradores que concluíram o ensino superior.

“É gratificante saber que mais da metade da população aprova o nosso trabalho. Com a confiança e investimentos garantidos pelo prefeito Bill [Benjamim Bill Vieira de Souza], estamos fortalecendo a corporação e trabalhando muito para garantir a segurança do município. Por meio de um trabalho conjunto com as polícias Civil e Militar, usando nosso Setor de Inteligência e a Central de Videomonitoramento, temos atuado fortemente na prevenção e no combate ao crime, reduzindo os principais índices de criminalidade no município”, avaliou o chefe de Segurança Municipal, Franco Júlio Felippe.

Ao falar de investimentos, Felippe se refere a medidas como a implementação do sistema de videomonitoramento, em 2013, a compra de equipamentos e a ampliação da frota. No primeiro semestre, a Guarda Civil recebeu o reforço de três veículos: uma Base Comunitária Móvel para ações ostensivas em praças e escolas e duas novas viaturas do modelo Renault Duster Oroch para o patrulhamento da cidade. A van foi remanejada da Secretaria de Saúde, enquanto os carros foram adquiridos com R$ 110 mil da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e contrapartida de R$ 62 mil do município.

Além disso, a Guarda homologou no mês passado o concurso público realizado para a contratação de oito novos patrulheiros – sete homens e uma mulher. As convocações, agora, dependem de dotação orçamentária do município.