Após regulamentação, vigias noturnos recebem credenciais

Sobre a importância da regulamentação, o comandante da Guarda Civil Municipal disse que é uma segurança maior para a população

Autor do Projeto de Lei 3215/2018 que regulamentou a atividade de vigia autônomo no âmbito municipal, em Nova Odessa, o vereador Avelino Xavier Alves, o Pôneis (PSDB) participou na última quarta-feira, dia 22, da entrega das credenciais aos vigias. “Quando os vigiasnos relataram alguns problemas enfrentados pela situação de informalidade da atividade, estudamos uma maneira de fazer com que o trabalho deles fosse regulamentado. E com a aprovação da lei a regulamentação da atividade ocorreu. Fico muito feliz de fazer parte desta conquista”, contou Pôneis.

Mas Pôneis fez questão de dividir a conquista. “Não seria possível sem a ajuda do prefeito Bill, do deputado Cauê Macris, do Zé Pereira, entre outros”, finalizou o vereador.  Além dos vigias, participaram da entrega das credenciais, o comandante da Guarda Civil Municipal, Franco Júlio Felippe, o presidente da (AVANOR) Associação dos Vigias Autônomos de Nova Odessa e Região, Manuel Aparecido Lopes da Silva e o vereador Avelino Xavier Alves, o Pôneis.

Sobre a importância da regulamentação, o comandante da Guarda Civil Municipal disse que é uma segurança maior para a população. “A população agora tem uma garantia maior da idoneidade desses profissionais. A credencial é uma comprovação que o vigia passou por toda a tramitação legal exigida pelo município e o munícipe pode ter confiança ao contratar esse serviço”, explicou Franco Júlio Felippe.

Para o presidente da Associação de Vigias, Manoel Aparecido Lopes da Silva a conquista não foi só para os profissionais. “Quem ganha também é a população, a credencial traz ainda mais seriedade para o nosso trabalho e confiança para o munícipe que acredita no serviço prestado”, disse ele.

Ele ainda fez questão de agradecer os esforços dos que tornaram possível a conquista. “Agradeço o ex-presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Nova Odessa, Luiz Contato, o capitão Berbel (PM), o sargento Moacir, o tenente Jackson Candido e ao vereador Pôneis, esta conquista não seria possível sem a ajuda de todos”, agradeceu o presidente da associação.

BAIRROS: Altos do Klavin, Alvorada, Capuava, Santa Rita I, Santa Rita II, Jequitibas, Monte das Oliveiras, Jardim Ipês, Marajoara, Nossa Senhora de Fátima, Santa Luiza I, Santa Luiza II, Maria Helena, Parque Industrial Raimundo, Parque Industrial Harmonia, Campos Verdes e Jardim dos Lagos.

VIGIA. O profissional vigia autônomo exerce a guarda de ruas, imóveis residenciais ou comerciais, a pé ou motorizado, sem o emprego de armas, percebendo remuneração paga pelos proprietários ou moradores da área abrangida pela vigilância.

EXIGÊNCIA.  Ficou acordado que o exercício da profissão de vigia autônomo depende de registro efetuado junto à Guarda Civil Municipal e, que os requisitos mínimos para obtenção do registro de vigia autônomo é a pessoa ser maior de 18 anos; ter residência fixa; não possuir antecedentes criminais; estar quite com as obrigações militares e eleitorais; comprovar aptidão psicológica por meio de aprovação em exame realizado pela Secretaria de Saúde; e não ser funcionário de nenhum órgão de segurança pública.