Após mudanças, serviço de coleta de lixo funciona normalmente em Nova Odessa

No esquema anterior, a coleta na VIla Azenha era feita às segundas, quartas e sextas, no período da manhã

O serviço coleta de lixo funciona normalmente em Nova Odessa nesta quinta-feira (27), um dia depois da implementação de mudanças no cronograma, de acordo com avaliação do Setor de Coleta de Resíduos Sólidos da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), empresa responsável pelo saneamento básico no município.

Segundo o gerente técnico operacional da companhia, Rean Sobrinho, fiscais intensificaram o acompanhamento da coleta nos nove setores da cidade, na manhã de quarta-feira (26), data de início do novo cronograma, que alterou dias e horários da passagem dos coletores nos bairros, para avaliar a necessidade de ajustes no sistema.

“Moradores da Vila Azenha e do Jardim São Jorge, por exemplo, não se atentaram às mudanças e colocaram o lixo na rua nas primeiras horas da manhã de quarta-feira. Na Vila Azenha, o lixo já foi recolhido na manhã desta quinta; no São Jorge, os coletores passarão à noite, de acordo com o novo cronograma”, comentou o representante da Coden.

No esquema anterior, a coleta na VIla Azenha era feita às segundas, quartas e sextas, no período da manhã. Com as alterações, o serviço passou a ser realizado às terças, quintas e sábados, a partir das 6h. Já no São Jorge, a coleta passou de segundas, quartas e sextas cedo para terças, quintas e sábados, depois das 18h.

Além disso, os fiscais identificaram uma falha na cobertura do Jardim São Manoel, onde apenas parte do bairro foi percorrida pelos caminhões de coleta. “Fizemos a coleta nas ruas faltantes na manhã desta quinta e, a partir desta sexta [28], o serviço será realizado normalmente no bairro todo, seguindo o novo esquema”, garantiu Sobrinho. A Coden pede aos moradores para que atentem-se aos dias e horários de coleta em seus bairros, para que o lixo não fique não fique nas ruas por muito tempo.

SISTEMA OTIMIZADO

Em vigor desde quarta-feira, o novo esquema do serviço de coleta, realizado pela empresa Pass Ambiental, contratada pela Coden, foi implantado com objetivo de otimizar o sistema, dinamizando o trabalho dos coletores e melhorando o serviço prestado aos moradores.
Para informar e explicar as alterações à população, a companhia está fazendo a comunicação com carro de som nos bairros, além da distribuição de panfletos de casa em casa, com os novos dias e horários e orientações sobre o acondicionamento de materiais, como objetos quebrados e seringas, além de locais para o descarte correto de recicláveis, lâmpadas, pilhas, baterias, medicamentos e resíduos tóxicos.

CONTÊINERES

Caso não tenha lixeira, a companhia recomenda aos moradores que utilizem contêineres de coleta instalados na cidade. Por enquanto, são 35 unidades com capacidade para mil litros cada espalhadas pela cidade. Eles estão posicionados em ruas e avenidas do Centro, Jardim Bela Vista, Santa Rosa, Santa Luiza, Vila Azenha, São Manoel, Jardim Éden, Monte das Oliveiras e São Jorge. Devido à boa aceitação dos recipientes, a Coden estuda ampliar a cobertura