Após dizer que ‘deficiente atrapalha’, ministro visita Apae

Declaração recente gerou enorme polêmica em todo o País e PSOL pediu que Ministério Público Federal investigue Milton Ribeiro por falas ‘discriminatórias’

apos-dizer-que-deficiente-atrapalha-ministro-visita-apae-jno

No último sábado (21/08), a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Nova Odessa celebrou 41 anos de atividades no município recebendo a visita inédita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, atendendo a um convite do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho. Ministro e prefeito ganharam camisetas do movimento em defesa das APAEs e conversaram com o público presente. A visita aconteceu dias depois do ministro afirmar que “alunos deficientes atrapalham”. A declaração gerou enorme repercussão em todo o País.

A Apae de Nova Odessa, foi fundada em 21 de agosto de 1980, para ajudar e proporcionar à pessoa deficiente intelectual e múltipla, o direito à cidadania na busca constante de um lugar na sociedade, tendo assim melhoria na sua qualidade de vida. “Sentimos que a comunidade tem muito respeito, estima e acata o que transmitimos, e até nos reverencia. E esse contentamento nos é transmitido diariamente”, disse a diretora geral da APAE, Maria Tereza Casazza, a Tereca.

O ministro Milton Ribeiro destacou a importância do trabalho das associações em geral, e se disse um “grande admirador do serviço realizado nas escolas”, além de parabenizar todos os funcionários. “A criança, hoje chamada de especial, é nomeada assim pois sua família tem que possuir um coração especial”, disse. Ele também pontuou que a visão do Governo Federal “é de ajudar e investir em todas as APAEs do Brasil”. “O nosso governo trabalha com a inclusão das pessoas”, comentou Milton Ribeiro.

SEMANA

Além do aniversário da instituição, a APAE Nova Odessa também comemora a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece todos os anos, do dia 21 ao dia 28 de agosto. O período tem a intenção de abrir debates sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência, como meio de transformação da realidade, refletindo sobre a igualdade na inclusão destas pessoas na sociedade. A representante da APAE Maria de Fátima Dalmédico de Godoy, a Chiquita, destacou a importância da Semana e da escola, que é uma das 305 APAEs do Estado de São Paulo e uma das 2.126 do Brasil.

Segundo uma média numérica da própria APAE Nova Odessa, ela já atendeu aproximadamente 16.000 pessoas em seus 41 anos de funcionamento. “A conexão com os alunos e os pais é uma relação de vínculo, carinho, cuidados especiais, atenção e muita busca de apoio e compreensão”, destacou Tereca sobre a relação da escola e das famílias que precisam do atendimento.