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Após dizer que ‘aluno deficiente atrapalha’, ministro da Educação chega a Nova Odessa

Milton Ribeiro também disse que ‘faculdade não deveria ser para todos’

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FOTO: Marcello Casal jr / agBR

Em meio à polêmica criada nesta semana, quando disse que “aluno deficiente atrapalha” e que “faculdade não deveria ser para todos”, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, desembarca neste sábado em Nova Odessa para participar do evento “Melhorias para a Educação”, promovido pelo Ministério e pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com apoio da Prefeitura de Nova Odessa. As declarações, que provocaram a reação do senador Romário – pai de uma menina com Síndrome de Down -, foram dadas em entrevista ao programa ‘Sem Censura’, da TV Brasil, no último dia 9 deste mês.

“O que é inclusivismo? A criança com deficiência é colocada dentro de uma sala de alunos sem deficiência. Ela não aprendia, ela ‘atrapalhava’ — entre aspas, essa palavra eu falo com muito cuidado – ela atrapalhava o aprendizado dos outros, porque a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela, atenção especial”, declarou o ministro.

Outras declarações feitas por Milton Ribeiro na mesma entrevista também causaram irritação em parte da população. Entre elas, o ministro disse que a “universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade”.

A declaração causou revolta de Romário, que escreveu que “somente uma pessoa privada de inteligência, aqueles que chamamos de imbecil, podem soltar uma frase como essa”. “Eles existem aos montes, mas não esperamos que estes ocupem o lugar de ministro da Educação de um país”, completou. O ministro, por sua vez, disse as frases foram “tiradas de contexto”.

O evento em Nova Odessa não será aberto ao público, apenas aos prefeitos e secretários da área previamente convidados e confirmados pelo cerimonial do Ministério e/ou da Prefeitura.

Denominado pelo Ministério como “Melhorias na Educação”, o atendimento dos prefeitos desta área do interior de São Paulo vai contar, ao longo do dia, com dirigentes e técnicos tanto do MEC quanto do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que vão tirar dúvidas sobre convênios e programas federais, políticas públicas voltadas para a área da Educação e critérios de prestação de contas.

Além das explicações sobre os programas, a iniciativa do MEC em parceria com o FNDE também proporciona entendimento sobre as plataformas de serviços do Ministério e do Fundo, e abre oportunidades para que os gestores se aproximem do MEC e aprimorem a gestão educacional em suas regiões.

Durante as reuniões, são apresentadas três importantes novidades: o quarto ciclo do PAR (Plano de Ações Articuladas), os novos projetos do Ministério e a resolução de obras inacabadas.

Segundo o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, “trata-se de um encontro eminentemente técnico”. “As equipes do Ministério e do Fundo vão às cidades para fazer aquele atendimento mais específico, mais esmiuçado, para o prefeito e o secretário saberem se tem alguma pendência, quais as possibilidades de pedir (verbas para) uma creche, uma escola, um ônibus escolar – esse é o grande objetivo, apresentar nosso trabalho em parceria com os municípios atendidos, com produtividade, facilitando a vida dos prefeitos e fazendo com que eles receberam os recursos disponíveis, o que é legítimo”, apontou Ponte.