Após denúncia de maus-tratos, doze cães são resgatados

Ainda segundo as informações registradas no BO, os animais ficavam confinados e acorrentados por longos períodos de tempo

Doze cachorros foram retirados nesta terça-feira, dia 28, de uma casa no bairro jardim Dona Maria Azenha. De acordo com as informações do boletim de ocorrência, registrado na Delegacia de Nova Odessa, seis cães adultos e seis cães filhotesficavam confinados em espaços apertados – sem a devida higiene e ventilação.

Ainda segundo as informações registradas no BO, os animais ficavam confinados e acorrentados por longos períodos de tempo.  Ao ser indagado sobre as condições dos animais, o proprietário afirmou que os mantinha presos a maior parte do tempo, porque os cães brigavam entre si, e por não ter espaço suficiente não tinha alternativa senão mantê-los presos daquela forma.

Com evidências de maus tratos a autoridade policial determinou a apreensão dos animais. O resgate contou com a ajuda de representantes do setor de Zoonose e da (AAANO) Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa. Para o presidente da AAANO, Carlos Pinotti, esse tipo de ação deve servir de alerta. “A Polícia Civil e a Zoonoses estão aptas para responder e agir nesses casos de maus tratos, seguindo todas as leis. Isso tem que servir de lição pra todas as pessoas. Nós emitimos, por exemplo, uma notificação para uma moradora que deixava a cachorra escapar e ficar na rua. E foi alertado que isso também é considerado abandono, portanto, crime. Passível de multa, detenção e processo criminal”, contou o presidente da AAANO.

Ele ainda falou sobre a responsabilidade do proprietário. “Ninguém é obrigado a ter um animal, mas a partir do momento que você adotou, é sua obrigação cuidar dele até o fim da vida, pois você passa a ser responsável juridicamente por aquela vida. Por isso falamos tanto da conscientização e fazemos entrevistas rigorosas nas feiras de adoção para que todos saibam das responsabilidades de se ter um animal”, disse Pinotti.

Outro ponto citato por ele foi o cuidado que pode ser prestado por parte da população aos animais de rua. “E vale lembrar, que até os animais de rua podem e devem ser cuidados, pois temos a lei do Cão Comunitário, que permite qualquer morador colocar casinha, comida e água na calçada para ajudar uma vida. Já que, infelizmente, não temos mais como recolher nenhum animal. Por isso reforçamos sempre nossa feirinha de adoção, e somos contra a venda de animais. Pois temos muitos precisando de um lar, que acabam morrendo nas ruas, e esses que realmente precisam ser adotados de forma responsável”, finalizou Carlos Pinotti.

Na semana passada, a AAANO divulgou a situação critica em que se encontra a associação:

A Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa (AAANO) pede ajuda: a entidade está com uma dívida de mais de R$17 mil reais para acertar em maio e os recursos que chegam não são suficientes.O trabalho da instituição na cidade, que consiste no resgate, cuidado, medicação e abrigo de animais abandonados e em condições de maus-tratos foi muito intenso neste mês, o que fez a dívida chegar a esse montante. “Fizemos mais resgates que o normal. E o número de animais que começam a ficar doentes no frio triplica, então tivemos que gastar com cirurgias, medicações, utensílios veterinários, internações em clínicas veterinárias e vários outros serviços. Agora precisamos ajustar a dívida ou vamos parar as nossas atividades por um período indeterminado”, lamentou Carlos Pinotti, presidente da AAANO.

Para doações:

• Pagseguro: https://pag.ae/7UWkg8QX7
• Peixe Urbano: http://bit.ly/PeixeUrbanoAAANO

Conta Santander

Banco Santander
Agência: 0545
C/C: 13.00.08.29-5
CNPJ: 01.995.128/0001-03
Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa