Após 57 milímetros de chuva, Nova Odessa entra em estado de alerta

Três bairros novaodessenses amanheceram com ruas alagadas nesta segunda-feira (13)

A Defesa Civil de Nova Odessa decretou estado de alerta no município após as fortes chuvas da noite de domingo (12). As precipitações elevaram o nível do Ribeirão Quilombo em aproximadamente 2,5 metros e causaram alagamentos em alguns pontos da cidade. Três bairros novaodessenses amanheceram com ruas alagadas nesta segunda-feira (13): jardins Flórida, Fadel e São Jorge, mas nenhuma casa foi atingida.

Além dos pontos de alagamento que ainda persistiam nesses bairros pela manhã, foram verificados acúmulos de água temporários em outros pontos da cidade na noite de domingo, como na Avenida Carlos Botelho, sem registro de prejuízos para motoristas e pedestres.

“Estamos em alerta, monitorando o nível do Quilombo de hora em hora e avaliando os pontos de alagamento. Além de Nova Odessa, choveu bastante e principalmente em outros municípios cortados pelo rio. Em Hortolândia, por exemplo, foram mais de 140 milímetros num intervalo de seis horas. Essa água ainda está chegando aqui. Entre 9h e 10h de hoje, o ribeirão subiu 20 centímetros”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Paulo Bichof.

De acordo com dados aferidos pelo pluviômetro instalado na Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), foram registrados 57,5 milímetros de chuva no município entre a tarde de domingo e amanhã desta segunda. Foi o maior volume registrado este ano na cidade em um dia. Nos 13 primeiros dias de 2020, choveu 147,8 milímetros. O volume equivale a 75% dos 197,1 milímetros acumulados em janeiro de 2019.