in

Apae apresenta trabalho aos vereadores

Parlamentares se colocaram à disposição da entidade para auxiliar na ampliação do atendimento

apae-apresenta-trabalho-aos-vereadores-jno

Os vereadores de Nova Odessa receberam, esta semana, as diretoras da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Maria Teresa Casazza e Maria de Fátima Dalmédico de Godoy, para uma breve apresentação dos trabalhos da entidade.

Atualmente são atendidas na instituição 387 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e TEA (autismo), nos programas educacionais em educação infantil e ensino fundamental nos anos iniciais e finais e sócios ocupacionais.

A entidade oferece cinco programas de atendimento: Escola Apae (para pessoas de 0 a 60 anos com deficiência intelectual); Centro Apoio Inclusão Escolar (que atende crianças da rede municipal de ensino, de seis a 12 anos, com defasagem escolar); Fala e Linguagem (para crianças com pequenas deficiências de fala e linguagem); Estimulação Essencial (uma equipe multidisciplinar que atende bebês que nasceram com deficiência); e Deficiente Auditivo (ensino de Libras para jovens).

Os usuários da Apae são atendidos nas áreas de neurologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia especializada, psicopedagogia, psicomotricidade e assistência social e familiar. De acordo com as diretoras, 65% dos atendidos são crianças e 35% são adultos com deficiência intelectual.

“A Apae desenvolve um atendimento essencial e todos nós, vereadores, temos muito carinho pela instituição. A Câmara está sempre de portas abertas e estamos sempre dispostos a auxiliar a entidade no que for preciso para que esse atendimento seja ampliado em nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia.

A apresentação foi acompanhada ainda pela ex-primeira dama e assessora do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), Andréa Souza.