Aos 78 anos, aposentada se forma no EJA

Ela contou que a volta aos estudos a ajudou a se curar da depressão

Em cerimônia realizada ontem, dia 11, na Escola Estadual Alexandre Bassora, no jardim Planalto, em Nova Odessa, a aposentada Ana da Silva Mariano se formou no EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Aos 78 anos, Ana da Silva Mariano é a estudante mais velha do EJA – na região do Polo Têxtil (RPT), segundo informou o governo estadual.  Ana, que estudou até a segunda série na juventude, contou que tinha dificuldade na escrita e leitura, por isso, resolveu voltar a estudar. “Durante muito tempo sonhei em voltar a frequentar uma escola, a minha formatura significa a realização de um sonho, eu consegui”, se orgulhou a aposentada.

A aposentada ainda relatou que a volta aos estudos a curou de uma depressão. “Ocupei minha mente com os estudos e venci a depressão, esta oportunidade de voltar a estudar foi muito além da educação”, lembrou Ana.

Após quatro anos de estudos, Ana se diz muito orgulhosa e grata a todos que a ajudaram a realizar seus sonhos. Faltando poucos meses para se formar, ela contou que sofreu de uma trombose na perna, que dificultou a ida à escola. “Foram momentos muito difíceis, mas a ajuda e compreensão de todos os meus professores foram essenciais para eu não desistir e conseguir concluir meus estudos”, disse.

A estudante fez questão de agradecer a todos que a ajudaram. “Não posso deixar de agradecer aos meus professores da escola Alexandre Bassora e da escola Dante Gazzetta, eles foram fundamentais na minha conquista. Minha gratidão por todos os ensinamentos”, agradeceu a aposentada.

Ela ainda incentivou o retorno aos estudos. “Não existe ‘estou muito velho’, se a pessoa realmente quiser ela consegue. Sempre é tempo de aprender e a educação transforma vidas”, finalizou a aposentada.