in

Aos 16 anos, Pablo Ruan é eleito embaixador Politize

O Politize tem a missão de formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia

Para muitos jovens, o tema política ainda é bem distante. Esse desinteresse, que vem sendo crescente, está associado à descrença da juventude em relação aos políticos e aos casos de corrupções.

Mas na contramão desses números, surgem jovens preocupados em debater questões ligadas a política e à cidadania. Caso do jovem, Pablo Ruan Esteves de Moraes, 16 anos, que se preocupa, desde cedo com questões ligadas a políticas públicas.

Quando você começou a se interessar por política? Acredito que foi aos 12 anos, em 2016, quando denunciei a escola que eu estudava por falta de merenda escolar, e com essa denúncia foi normalizado, mas oficialmente, estou engajado na política desde meus 14 anos, foi em 2016 que iniciei como presidente de Grêmio Estudantil e fui procurado por cinco partidos políticos.

Por que o interesse na política? Assim que entrei na política me apaixonei e me identifiquei, tenho o interesse porque vejo que a juventude do nosso país sofre muito, principalmente, nas questões voltadas a educação pública de estado. Outro núcleo do meu interesse é o grupo da terceira idade, principalmente, os que são da classe menos favorecida. Vejo que são “excluídos” da sociedade e de fato é uma falta de respeito, mas olho para todos os lados e grupos que precisam de apoio público dos governantes. Mas o meu interesse é porque precisamos de renovação e mudar a política da nossa Nação, desenvolvendo nosso país investindo na educação assim como a Coréia do Sul que era menos desenvolvida que o Brasil e hoje está a nossa frente.

Como você vê o atual cenário da política no Brasil e em Nova Odessa? A política em nível nacional vejo completamente desqualificada, tanto é que sob pesquisa da Politize o nosso país é visto com uma democracia falha, aonde de fato maioria, infelizmente, não sabe fazer o uso do voto, quando falo isso é em questão de procurar estudar a política do Brasil e a vida pública de cada candidato para assim realizar o uso do voto, também sob pesquisa da Politize 97% dos brasileiros alegam que seus representantes governam somente em benefício próprio, 99% não acreditam viver em democracia plena e atualmente 54% não suportaria viver em regime autoritário, para mudar tudo isso é usando o nosso papel como cidadãos através do uso do voto com estudo nos as aspectos que citei.

Em Nova Odessa, desde pequeno, vi o impacto que o atual governo do prefeito Bill fez em nossa cidade, o município foi muito bem desenvolvido, tanto é que, com seu governo, Nova Odessa se tornou destaque em diversos aspectos e grandes empresários investem em nossa cidade, o problema que vejo é a educação pública estadual que não só em Nova Odessa, mas no geral está bem complicado este aspecto mas cabe as autoridades de estado mudar este cenário, tanto é que ainda neste ano pretendo apresentar um projeto meu na ALESP.

Embaixador

Com opiniões formadas e sempre envolvido em questões ligadas a política pública, Pablo Ruan, foi recentemente escolhido como embaixador da Politize.

Qual a importância de ser selecionado para ser um embaixador? É de grande importância, sou o primeiro e único embaixador da Politize em toda RMC, com isso, em nossa região, terei um papel fundamental sem viés partidário em gerar impacto social no maior número de pessoas possível, facilitando o acesso de informações sobre a democracia plena, mas além disso, ouvir também os problemas diários das pessoas e com base nisso desenvolver projetos, fora isso, gratuitamente, terei direito a uma formação política pela Politize, já fiz um curso pelo Senado Federal sobre O Poder Legislativo, mas sempre acredito que para um bom trabalho é preciso ter ótimos e novos conhecimentos, hoje a Politize é a maior ONG nacional voltada neste assunto.

Formando uma nova geração de líder públicos

O programa Embaixadores Politize é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) com a missão de formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. Eles atuam por meio da educação política para qualquer pessoa, dentro e fora da internet, sempre com muito respeito pela pluralidade de ideias, crenças e posições.