in

Anunciada com pompa, Praça das Crianças continua apenas no papel

Cenário na antiga sede da Associação dos Servidores é o mesmo desde março, ou seja, com mato e entulho; prefeitura diz que realiza projeto executivo e a cotação dos brinquedos do futuro espaço de lazer

jno

Passados cinco meses desde o seu anúncio – feito com pompa pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e secretários municipais – a construção da Praça das Crianças segue apenas no papel. O espaço de lazer prometido pela Prefeitura de Nova Odessa na área que antes abrigada sede da Associação dos Servidores Municipais, no Parque Fabrício, ao que tudo indica, está bem longe de se tornar uma realidade. No local, o que se vê são apenas mato e entulho que sobrou da demolição do prédio que existia ali. Os restos de construção, aliás, estão também pela calçada e até na ciclofaixa que foi construída na Avenida Brasil.

“Eu até fiquei contente quando vi o pessoal da prefeitura demolindo aquela casinha, achei mesmo que iriam mexer aqui, mas foi só naquele dia mesmo. Depois, não voltaram mais”, disse um vizinho da área onde a prefeitura prometeu construir a praça, que se aproximou da reportagem do JNO na manhã da última sexta-feira. Questionada sobre a construção do Parque das Crianças, a Secretaria Municipal de Obras, Projetos e Planejamento disse, por meio da assessoria de imprensa, que “estão sendo feitos atualmente o projeto executivo e a cotação dos brinquedos e demais infraestrutura do futuro Parque”. Ainda de acordo com a pasta, paralelamente, “a gestão municipal segue buscando a viabilização dos recursos externos necessários à implantação do projeto”. Ou seja, a construção não está garantida.

Entretanto, no dia 14 de março, quando foi feito o anúncio do Parque das Crianças, o prefeito Leitinho disse que poderiam ser utilizados recursos de uma emenda de R$ 1,5 milhão prometida pelo deputado federal Alencar Braga. A reportagem perguntou se o município realmente recebeu essa emenda, mas não houve resposta sobre isso. Na ocasião, a prefeitura informou que o prazo previsto para construção do novo parque municipal é de 1 ano após a viabilização dos recursos necessários e a realização da licitação.

“Vamos revitalizar totalmente este espaço. Aqui, antigamente, o pessoal da Prefeitura e suas famílias faziam seu lazer, seu esporte, sua festa de aniversário ou de casamento – eu mesmo fiz minha festa de casamento aqui. Aqui tinha sauna, lanchonete, piscina, campinho de futebol. Só que está abandonado há anos. Agora, teremos aqui um local totalmente adequado para o lazer das famílias, onde os pais poderão trazer suas crianças com segurança, para elas brincarem, correrem e pularem”, anunciou, em março, o prefeito.