in

Anjos da Escola de Nova Odessa promove conscientização do uso de cerol e linha chilena

Moradora relata ocorrência em que linha de cerol provocou corte superficial no pescoço

Nesta época do ano é muito comum ver crianças e adolescentes soltando pipas, mas a brincadeira, nem sempre é motivo de alegria. O que é para ser diversão pode virar motivo de tragédia com o uso de cerol ou linha chilena.
Foi o caso da moradora de Nova Odessa, Márcia Xavier Vilela, 41, ela foi alvo de uma linha com cerol. “A minha sorte foi que, eu estava pilotando a minha moto em baixa velocidade, poderia ter sido muito pior”, relatou ela que, teve um corte superficial no pescoço.
Ainda segundo ela, o dono da linha era um menino de oito anos. “Na ocasião, quando a criança viu o ferimento que a linha me causou, ela começou a chorar. Foi quando eu percebi que os pais deviam ser responsabilizados pelo que me aconteceu, porque é papel dos pais conscientizarem seus filhos”, opinou Márcia Xavier.
E com o objetivo de evitar esse tipo de acidente decorrente do uso do cerol e da linha chilena nas brincadeiras, o projeto “Anjos da Escola” promove palestras que visam conscientizar e difundir os riscos do uso desses artifícios. As palestras são ministradas a 11 escolas municipais do ensino fundamental.
“O nosso objetivo é conscientizar as crianças sobre os cuidados ao empinar pipa. É um trabalho incansável de conscientização. Os valores são ensinados na infância”, explicou o GCM Straioto. As palestras são ministradas pelos GCM Straioto, GCM Peterlevitz e GCM Goulart.
O trabalho da Guarda Municipal de Nova Odessa é uma parceria com a Secretaria de Educação. E segundo os guardas, não seria possível sem o apoio do comandante Nilton Cesar Alves, do diretor Robson Fontes Paulo, além da secretária de Educação, Claudecir Brazilino Picolo e do diretor de Programas e Projetos Educacionais, Achile Nicola Fosco.
E a partir do dia 4 de setembro um novo ciclo de palestra sobre Cidadania irá começar. Segundo o GCM Straioto, serão 22 salas e 655 alunos.

PROJETO
Criado em 2013, o “Anjos da Escola” tem como objetivo promover a aproximação da Guarda Civil com o ambiente escolar, levando para as escolas a experiência profissional da segurança pública e transmitindo valores como amizade, companheirismo e respeito, que favoreçam um ambiente saudável nas escolas e sociedade. Os agentes são responsáveis pelo desenvolvimento de programas e palestras voltados à conscientização dos alunos, com campanhas educativas.