Alunos da rede municipal de ensino de Nova Odessa têm aula prática na carreta do projeto “CPFL nas Escolas”

O objetivo do projeto é difundir uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e famílias

Alunos do 5º ano do ensino fundamental de Nova Odessa estão tendo a oportunidade de aprender, não apenas os conceitos e os conteúdos das ciências – particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade -, mas também os jeitos de pensar da ciência – as chamadas operações intelectuais – graças ao projeto “CPFL nas Escolas – Energia em Jogo”, que vem sendo desenvolvido no município em parceria com a Secretaria de Educação.

O objetivo do projeto é difundir uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e famílias. Para isso, uma carreta equipada com jogos que convidam crianças e adultos a resolver situações-problema sobre energia elétrica e segurança; e experimentos que ajudam a entender mais sobre transformações energéticas, descobrindo como elas funcionam na prática, ficará estacionada até quarta-feira (25) em frente à Prefeitura para as aulas práticas.

Érika Sanches, coordenadora de Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação de Nova Odessa, explica que os professores que trabalham com o tema em sala de aula passaram por formação presencial entre 12 e 26 de agosto. Antes, porém, houve a apresentação do projeto para os coordenadores pedagógicos, análise dos conteúdos curriculares contemplados e definição de turmas a serem atendidas. O desenvolvimento do projeto com os alunos teve início no dia 27 de agosto e vai terminar em novembro.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza fez questão de acompanhar o primeiro dia de aulas práticas, que contou com a participação de alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Alvina Maria Adansom. “Quero muito agradecer à CPFL, na pessoa do Francisco Cene, por ter escolhido Nova Odessa para a vinda da carreta. Trata-se de um apoio muito importante no aprendizado das nossas crianças, até porque, quanto mais cedo elas discutem o tema sustentabilidade e energia renovável, mais chances nós temos de conseguirmos um futuro melhor”, disse o prefeito.