,

Alunos da Apae realizam visitas como forma de integração social

Alunos da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Nova Odessa participaram esta semana de novas ações da campanha Setembro Verde, em alusão ao mês oficial da luta pela inclusão das pessoas com deficiência. A iniciativa em parceria com o Fundo Social de Solidariedade contou com visitas ao gabinete do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, à ETA (Estação de Tratamento de Água) e ao Clube da Melhor Idade.
Pelo segundo ano consecutivo, Nova Odessa participa da campanha, lançada oficialmente lançada na última sexta-feira. O mês comemorativo tem o objetivo de gerar visibilidade para o assunto, com a celebração do dia nacional da luta em 21 de setembro. A iniciativa foi instituída em todo País em 2015 pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo.
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, o objetivo é levar os alunos aos espaços públicos para que conheçam melhor a comunidade em que estão inseridos. “É uma maneira prática de inclusão social, interagindo em sociedade”, destacou Andréa Souza.
A programação comemorativa incluiu duas ações de coleta seletiva e passeio pelo Bosque dos Jacarandás. Na semana passada, um grupo de 40 alunos da Apae visitou o gabinete do Prefeito Bill e na terça-feira (5) outros 30 estiveram no local. Ainda nesta terça, os alunos visitaram a Estação de Tratamento de Água na Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). A programação continuou nesta quarta-feira, dia 6, quando outro grupo de alunos esteve no Clube da Melhor Idade e participou da aula de ginástica para pessoas acima de 60 anos e do treino da equipe de Vôlei Adaptado.
A programação do Setembro Verde contará ainda com visitas a rodoviária, Bosque dos Jacarandás e empresas, ida a buffet infantil, shopping e gincana em colégio. A campanha termina no dia 30, com a “Passeata da Inclusão”.
A Apae de Nova Odessa tem 37 anos de história e desenvolve o trabalho pedagógico e psicológico com mais de 300 pessoas.