in

Alunos conhecem tratamento de esgoto em Nova Odessa

Grupo de 20 estudantes conheceu todos os processos do esgoto coletado e tratado no município

Como parte das ações da Semana de Meio Ambiente em Nova Odessa, um grupo de 20 alunos conheceu nesta quarta-feira (6) o funcionamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo. Os estudantes realizaram visita monitorada e puderam aprender desde a chegada do efluente de esgoto, passando pelos processos de tratamento, até a devolução ao Ribeirão Quilombo em forma de água límpida.

Os alunos do 5º ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Vereador Osvaldo Luiz da Silva estavam acompanhados dos educadores responsáveis e foram recebidos pelo diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ongaro, pela diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela, pelo assessor José Carlos de Castro e pela responsável do IEC (Informação, Educação e Comunicação), Méria Brito de Jesus.

Os jovens puderam conhecer a chegada do efluente doméstico, as estações elevatórias, os tanques de tratamento, o local de desidratação do lodo proveniente do esgoto e os laboratórios da ETE Quilombo, responsável por 95% do tratamento de todo o esgoto em Nova Odessa – o restante é feito na ETE Palmital. Desde meados de 2015, Nova Odessa trata 100% do esgoto doméstico coletado.

A visita foi conduzida por técnicos da Coden, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto no município. “A iniciativa também faz parte do cronograma de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação”, explica Méria de Jesus. “É uma ação importante, por semear uma conscientização na vida desses jovens”, acrescenta Fernanda Dagrela.

Ao final, todos receberam uma garrafa do tipo squeeze, personalizada da Semana de Meio Ambiente, além de sementes de girassol. “Nova Odessa se desenvolve de modo sustentável e formamos cidadãos conscientes da importância de preservar os recursos naturais”, completa o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, presidente do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e também do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).

PROGRAMAÇÃO

A Semana do Meio Ambiente em Nova Odessa teve início no Teatro Municipal Divair Moreira, que recebeu na terça-feira (5) a apresentação de grupos de alunos da Emef Dante Gazzetta, da Escola Estadual Joaquim Rodrigues Azenha e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Eles se revezaram para trazer temáticas voltadas à preservação dos recursos naturais.

A programação continua nesta quinta-feira, dia 7, com o plantio de árvores em uma área do bairro Jardim Campos Verdes, às 8h30, com a presença de cerca de 60 estudantes da Emefei Simão Welsh. A ação terá apoio de agentes do setor de Zoonoses, da Defesa Civil, agentes de trânsito, do Consimares e Consórcio PCJ, além de representantes do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

O encerramento das atividades está programado para a sexta-feira, dia 8, a partir das 8h45, com uma série de apresentações também no Teatro Municipal Divair Moreira. O Clube da Melhor Idade fará apresentações do Coral e do Grupo de Dança, assim como alunos da Emef Professora Therezinha Malaguetta Merenda vão encenar uma peça e apresentar em Libras (Língua Brasileira de Sinais).