in

‘Agradeço todos os dias pela oportunidade de estar prefeito’

Nesta entrevista ao Jornal de Nova Odessa, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza faz uma avaliação de seus quase 7 anos e meio de governo, fala do momento delicado que o país e o mundo atravessam por conta da pandemia do novo coronavírus

JNO: Gostaria de começar essa entrevista lembrando uma passagem lá de 2012, quando o senhor estava em campanha para o seu primeiro mandato e ao invés de pedir voto, pedia uma “oportunidade”. É hora de agradecer pela oportunidade que lhe foi dada?

BILL: Muito bem lembrado. Lá na campanha para o meu primeiro mandato, foi exatamente isso que aconteceu. Eu chegava nas pessoas e não pedia um voto de confiança, mas sim, uma oportunidade de poder trabalhar por ela e pela família dela, até porque eu nunca tinha sido prefeito e não tinha o que mostrar naquele momento. E como nunca ataquei meus adversários, como agora nunca critico os prefeitos que por aqui passaram, pedia uma oportunidade. Apenas isso. Essa oportunidade me foi dada e de forma consecutiva, já que fui reeleito, e eu agradeço a Deus e aos moradores de Nova Odessa por essa oportunidade desde o primeiro dia em que pisei na prefeitura e continuarei agradecendo até 31 de dezembro deste ano. Serei eternamente grato por essa oportunidade.

JNO: É impossível a gente não falar da pandemia de coronavírus que assola o mundo e Nova Odessa também sente os efeitos, claro. Certamente não é o cenário que o senhor esperava para o aniversário da cidade, não é mesmo?

BILL. Certamente. Nós já vínhamos discutindo, desde o início do ano, uma programação especial de aniversário, uma vez que Nova Odessa completará neste domingo 115 anos. Tínhamos nos programado para uma série de eventos para a nossa população, assim como fizemos ao longo de todos os anos desde 2013, inaugurações de obras importantes para os nossos moradores. Mas toda essa programação foi suspensa por conta da pandemia do coronavírus e o nosso foco principal passou a ser – e continua sendo – salvar vidas. Mesmo assim, infelizmente, registramos duas mortes. Aproveito aqui para, mais uma vez, expressar os meus sentimentos às famílias destes dois novaodessenses.

JNO: É mais uma crise que o senhor enfrenta…

BILL. Sim, mais uma. Mas eu tenho muita fé em Deus. Ele é quem me orienta todos os dias e é nele que eu busco sabedoria. E as crises nos fazem crescer, não apenas como gestor público, mas como pessoa também. Enfrentei a crise hídrica em 2014, a crise financeira em 2015 e em 2016, a crise política. Posso dizer que venci todas elas com muito trabalho e planejamento e, claro, com uma equipe de excelentes profissionais que estão em meu governo ou já passaram por ele. Já ouvi diversas vezes – e corroboro desta opinião – que os problemas, os momentos difíceis, as situações adversas são necessárias para que possamos não apenas sobreviver, mas, principalmente, crescer. Penso que é possível extrair benefícios de todas as experiências de estresse, sejam elas passageiras ou um pouco mais duradouras, como o momento pelo qual estamos passando agora, com a pandemia de Covid-19.

JNO: O momento, mais uma vez então, é de resiliência?

BILL. Nestes quase 8 anos de governo, incorporei a palavra resiliência ao meu cotidiano. Não que ela tenha sido me apresentada só após me tornar prefeito, muito pelo contrário. Minha história de vida mostra que enfrentar situações adversas e não ceder à pressão sempre fizeram parte da minha infância, adolescência e juventude. Contudo, ela ganhou uma outra conotação desde que estou prefeito, uma vez que, desde 2013, não é apenas o meu próprio destino que está em jogo, mas o de todos aqueles que me deram uma oportunidade. Como eu disse, enfrentar e vencer crises faz parte do meu dia-a-dia.

JNO: Agora falando um pouco em obras e melhorias para a nossa cidade. O que o senhor destaca para esses 7 meses que faltam para o fim do seu segundo mandato?

BILL. Olha, o que eu posso assegurar pra você e para os moradores de Nova Odessa é que nós estamos dando continuidade ao processo de transformação pelo qual vem passando a nossa cidade desde 2013. Muita, mas muita coisa já foi feita e temos muitas coisas boas para entregar à nossa população e outras importantes obras que vamos iniciar também. Posso citar aqui a conclusão da maior reforma e ampliação que o Hospital e Maternidade Municipal vêm passando. Os trabalhos estão focados agora na Maternidade. Estamos finalizando também a construção da UBS do Jardim Nossa Senhora de Fátima, que será a sétima e a maior UBS da cidade, reformamos as UBS’s do Jardim São Jorge e São Manoel, estamos construindo o Centro de Referência em Saúde da Mulher, tem o Parque Linear do 23 de Maio que ficará maravilhoso, a nossa segunda estação de tratamento de água no Pós-Anhanguera, a duplicação de mais um trecho da Avenida Rodolfo Kivitz e a recuperação da Estrada até Americana e Santa Bárbara; reformas em escolas, enfim, são muitas obras em andamento.