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Agentes intensificam fiscalização em veículos abandonados no município

Os veículos não resgatados pelo condutor/proprietário dentro de 90 dias a contar da data da expedição da Guia de Recolhimento, poderão ser leiloados

Com o funcionamento do novo pátio desde o início deste mês, a Diretoria de Segurança de Trânsito da Prefeitura de Nova Odessa vem intensificando o trabalho de fiscalização em cima de veículos que estão em estado de abandono nas vias públicas do município. O último levantamento realizado pelo setor, no ano passado, apontou 90 veículos nestas condições, número que certamente cresceu de lá para cá, segundo o chefe de Segurança Municipal, Franco Julio Felippe. Só na última sexta-feira, dia 19, 24 proprietários foram notificados na ação feita por agentes de trânsito.

Feito isso, os donos têm três dias para comprovar que os veículos não estão abandonados. Caso contrário, os carros são adesivados e os donos recebem uma carta com prazo de 15 dias para retirada do local. Após esse prazo, os veículos são guinchados e enviados ao pátio, gerando uma multa de 30 Ufesp’s (unidades fiscais do Estado de São Paulo), o equivalente a R$ 771, mais as despesas de pátio e guincho. Caso a situação não seja regularizada, o veículo vai à leilão.

NOVO PÁTIO

O novo pátio de Nova Odessa fica na Estrada Nova Odessa/Paulínia, 51, Bairro Industrial 1. A empresa CTPS Transportes Ltda, de São Paulo, foi a vencedora da concorrência pública – modalidade menor preço por tarifa – aberta pela Prefeitura de Nova Odessa para exploração do serviço.

Segundo o diretor de Segurança de Trânsito, Franco Julio Felippe, a concessão do serviço a uma empresa especializada já proporciona inúmeros benefícios. “Os veículos ficarão em local adequado até que sua situação seja regularizada e as vias públicas ficarão mais limpas. Além disso, a concessão resultará em recursos para os cofres do município, já que a empresa vencedora da licitação vai repassar 5% da receita bruta obtida com a remoção e estadia dos veículos à Administração, algo que não acontecia, além das taxas normais, como ISS (Imposto Sobre Serviços) e a licença anual de funcionamento”, destacou.

REMOÇÃO.

Além do espaço para o depósito dos carros, a licitação previu também que a empresa faça o serviço de guincho para a remoção dos veículos. O pátio tem capacidade para abrigar 300 veículos leves, 150 motos e 40 caminhões e ônibus. As vagas são demarcadas e cobertas e suas dimensões obedecem ao plano de trabalho estipulado através de convênio firmado entre a prefeitura e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Até pouco tempo atrás, carros, motos, caminhões e ônibus flagrados em situação irregular em ações da GCM (Guarda Municipal) e Polícia Militar eram enviados para um pátio que mantinha contrato com o governo municipal. “Estávamos em uma situação delicada, já que veículos abandonados nas vias públicas não podiam ter uma destinação adequada. Por mais que nós da Diretoria de Segurança de Trânsito fizéssemos um serviço de orientação aos motoristas, esclarecendo sobre proibição do abandono nas ruas, em alguns casos não tínhamos um retorno adequado”, explicou Felippe.

LEILÃO

Outra novidade é que os veículos não resgatados pelo condutor/proprietário dentro de 90 dias a contar da data da expedição da Guia de Recolhimento, poderão ser leiloados para o pagamento da dívida referente a multas, tributos, diárias, reboques e outros encargos legais. Caberá ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) promover os leilões, observada a legislação em vigor. Uma vez realizado o leilão dos veículos e atendida a ordem de rateio da legislação, os valores referentes ao rebocamento e diária pertencerão ao município.