in

Agentes aproveitam ação antidengue para orientar moradores sobre coronavírus

Agora, são 153 casos confirmados no município, mesmo número registrado nos três primeiros meses de 2019

Agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde de Nova Odessa realizaram nesta sexta-feira (27) trabalho de Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC), no Jardim Europa. O bairro registrou um caso de dengue esta semana. Agora, são 153 casos confirmados no município, mesmo número registrado nos três primeiros meses de 2019.

De acordo com a coordenadora do Setor de Zoonoses, a veterinária Paula Faciulli, 187 imóveis foram vistoriados na ação, que teve como foco identificar eventuais casos suspeitos da doença, eliminar potenciais criadouros e orientar os moradores sobre a importância da limpeza dos imóveis. “Este ano, além da dengue, temos também o novo coronavírus. Por isso, nós os orientamos a aproveitarem o período de quarentena para redobrar as ações de higiene e manter os quintais limpos”, afirmou a coordenadora.

Entre as medidas que devem ser adotadas pelos moradores para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a veterinária chamou a atenção para a necessidade de eliminar objetos que possam reter água, manter tambores e outras formas de reservação sempre cobertos e aplicar desinfetante uma vez por semana nos ralos do quintal.

Quanto ao coronavírus, a forma mais eficaz de prevenção é lavar as mãos com água e sabão várias vezes durante o dia. “Nesse momento, recomendamos às pessoas que puderem que fiquem em casa. Quando precisarem sair, é imprescindível que tomem cuidado e lavem as mãos ao chegar em casa, antes de qualquer coisa”, disse o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, que acompanhou o bloqueio no Jardim Europa.

O secretário de Saúde e a coordenadora do Setor de Zoonoses reuniram na manhã desta sexta-feira com o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza para avaliar medidas para reforçar as ações de combate à dengue no município.

Neste sábado, agentes de combate à dengue e funcionários da Diretoria de Parques e Jardins da Prefeitura fazem mais um arrastão no Jardim Santa Rosa. É o quarto arrastão no bairro este mês. Nos três sábados anteriores, foram recolhidos sete caminhões com móveis velhos, pedaços de madeira e objetos diversos.