in

Agendamento de vacina contra febre amarela acontece segunda e terça-feira

Munícipes que viajarão para áreas consideradas de risco devem ser imunizados

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa realiza na segunda e terça-feira, dias 29 e 30, o agendamento para vacina contra febre amarela. Desde abril, a imunização é feita apenas após agendamento prévio, que é feito exclusivamente pelo telefone 3476-5180. A vacina é aplicada apenas em munícipes que viajarão para áreas consideradas de risco.
Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner afirmou que o Município recebeu do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado de Saúde 160 doses para serem aplicadas durante o mês de junho. “Com base neste número, faremos o agendamento dos pacientes”, disse.
Ela ressaltou que serão feitas 40 imunizações por semana. “A vacina contra a febre amarela é aplicada às terças-feiras na UBS do Jardim Alvorada e às quartas-feiras na UBS I, no Centro. No momento do agendamento o paciente escolhe onde quer ser imunizado e passamos os dias e horários disponíveis”, explicou.
O agendamento para vacina contra febre amarela foi implantado no mês passado com objetivo de oferecer mais conforto aos pacientes e também melhor estrutura aos profissionais da rede pública. Na época, o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, afirmou que algumas situações identificadas nas unidades em que aconteciam a imunização também levaram à mudança.
“Vimos pacientes se deslocando desnecessariamente durante a madrugada para pegar senhas para a vacinação e pessoas guardando lugar na fila, entre outros casos. Com o agendamento, o paciente vai até a unidade escolhida no horário agendado e é imunizado, sem qualquer transtorno”, explicou.
O secretário frisou que está mantida a orientação da Secretaria de Estado da Saúde para imunizar apenas pacientes que se deslocarão para as áreas consideradas de risco, já que em Nova Odessa não foram registrados casos da doença em humanos ou mortes de macacos.
A vacina pode ser aplicada em pacientes de nove meses a 59 anos. No entanto, pessoas com imunidade comprometida como pacientes em quimioterapia ou rádio, gestantes e mulheres amamentando, portadores de HIV/AIDS, em uso de corticoides ou alguma outra doença imunossupressora não podem tomar a vacina.

Publicidade
AllGo Locação de Impressoras

COMO AGENDAR
O agendamento será feito na segunda e terça-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h, pelo telefone 3476-5180. O paciente deverá estar munido do Cartão do Ambulatório ou documento na hora do agendamento.
Para ser vacinado, o paciente deverá comparecer no posto de saúde munido dos documentos pessoais.