in

Agendamento de consultas volta à normalidade na próxima segunda

Nas UBS’s, o atendimento com clínico geral ocorrerá das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30, com um paciente a cada 30 minutos

Hospital
Publicidade
detran-jno

O agendamento de exames e consultas com clínicos gerais e especialistas será retomado, de forma gradual, a partir da próxima segunda-feira (15). Os procedimentos foram suspensos no dia 20 de março, para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e controlar a disseminação do novo coronavírus. Desde então, a rede municipal tem atendido somente casos urgentes, mediante triagem feita por uma central telefônica montada no Ambulatório de Especialidades Médicas.

De acordo com o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, o retorno dos procedimentos nas seis UBS’s (unidades básicas de saúde), no Ambulatório, Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) e no Setor de Fisioterapia ‘Luzia Afonso de Meira’ ocorrerá gradualmente, com todos os cuidados necessários para evitar a transmissão de Covid-19.

Nas UBS’s, o atendimento com clínico geral ocorrerá das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30, com um paciente a cada 30 minutos. Nesses dois períodos, serão consultadas até 16 pessoas por dia. Já ginecologistas e pediatras vão atender dez pacientes por dia em cada unidade, com intervalo mínimo de 20 minutos entre uma consulta e outra.

A secretaria informa que o atendimento a gestantes continuará sendo feito por demanda espontânea. O Ambulatório de Especialidades continuará fazendo o agendamento de consultas urgentes – de segunda à sexta, das 7h às 16h, por meio do telefone 3199- 7700 – e passará a atender diariamente 15 pacientes por especialidade (cardiologia, urologia, neurologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, reumatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, psiquiatria, infectologia e pneumologia).

A Secretaria de Saúde ressalta que o atendimento será feito por hora marcada e não por ordem de chegada. No Setor de Fisioterapia, reinaugurado em dezembro do ano passado, totalmente reformado e reequipado, cada fisioterapeuta vai limitar os atendimentos a um paciente por hora.

O Caps retomará as consultas individuais agendadas com psicólogos e psiquiatras, mas vai manter suspensas as atividades coletivas. Em caso de dúvidas, o telefone do Centro de Atendimento Psicossocial de Nova Odessa é 3476-6051.