in

Agenda Cultural tem contação de histórias, filme grátis, concerto e tributo à ‘rainha do rock’

Um dos sucessos de público infantil é a contação de histórias, que tem nova edição na Ludoteca da Biblioteca Municipal Professor Antonio Fernandes Gonçalves, na quarta-feira.

A agenda cultural da Prefeitura de Nova Odessa tem atrações para todos os públicos com opções a partir desta quarta-feira, dia 17. Contação de histórias na Ludoteca, filme grátis, concerto da Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, além de show tributo à Rita Lee no Teatro Municipal Divair Moreira são as alternativas. “Buscamos trazer uma programação diversificada para agradar a população, seja crianças, jovens ou adultos. Também pensamos em popularizar as atividades no teatro para levar a arte e a cultura para todos”, afirma o secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta.

Um dos sucessos de público infantil é a contação de histórias, que tem nova edição na Ludoteca da Biblioteca Municipal Professor Antonio Fernandes Gonçalves, na quarta-feira. Segundo o diretor de Cultura, Cícero Edno, as histórias são o primeiro contato das crianças com um texto no início do processo de aprendizagem e também provocam inúmeras emoções, despertando a criatividade. “Além disso, preservam as culturas, os valores e compartilharem conhecimento”, destaca ele.

Ainda na quarta-feira, tem filme grátis no Teatro Municipal, às 20 horas, graças à parceria com o Ponto MIS. O longa “Novela das 8” retrata o ano de 1978. O Brasil está sob a ditadura militar e se rende à febre da discoteca em razão do enorme sucesso da novela Dancin’ Days. Amanda (Vanessa Giácomo) é uma prostituta viciada em novela que se vê obrigada a fugir de São Paulo depois de um incidente fatal. Ela parte para o Rio de Janeiro acompanhada da empregada Dora (Cláudia Ohana) e perseguida pelo policial Brandão (Alexandre Nero). Nesta jornada, o destino das duas cruza o caminho do diplomata João Paulo (Mateus Solano), que se sente estrangeiro em seu próprio país e do líder revolucionário Vicente (Otto Jr.).

Já na quinta-feira, 18, a Banda Municipal faz um concerto didático, especialmente para o público infantil, mas aberto a todas as pessoas, a partir das 15 horas. Como outubro é o Mês das Crianças, a apresentação privilegia essa faixa etária, com a obra Pedro e o Lobo, ópera criada pelo compositor russo Sergei Prokofiev, em 1936, feita para ensinar as crianças a escutar música. “Nessa história musical, os personagens terão uma melodia própria e serão representados por instrumentos musicais. O passarinho será representado pela flauta, o pato pelo oboé, o gato pela clarineta, o avô de Pedro pelo fagote, o lobo pelas Trompas, os Caçadores serão representados pelos tambores e o Pedro será representado por uma melodia que todos os músicos irão tocar juntos”, adianta o maestro da Banda, Marcio Beltrami.

O concerto trará algumas novidades, como caracterização dos músicos que interpretarão os personagens, recursos visuais em projeção no telão para ajudar a compreender a história e a interação de uma contadora de histórias. “Será uma apresentação emocionante. Convidamos a população em geral para prestigiar”, destaca Beltrami.

Na sexta, 19, tem tributo à rainha do rock brasileiro Rita Lee, também no Teatro, às 20 horas. A Flame Produções traz para a cidade a banda Imortalize, de Araras, que apresentará os maiores melhores sucessos da cantora em versões rearranjadas. “O show é em clima informal, com repertório focado nas principais músicas da artista. Tocamos nos divertindo, passando esta descontração para o público”, conta o baterista da banda, Johnny Mau.