Adutora é restabelecida e abastecimento de água volta ao normal nesta quinta-feira em Nova Odessa

Iniciada às 7h30 de terça (11), logo após o rompimento, a operação de restabelecimento da tubulação envolveu todas as equipes de campo da Coden

Foi concluído à 1h25 desta quinta-feira (13) o reparo da adutora que conduz água bruta do Sistema Lopes, um dos dois conjuntos de reservatórios que garantem o abastecimento de Nova Odessa, à ETA (Estação de Tratamento de Água), onde é tratada e distribuída à população.

Iniciada às 7h30 de terça (11), logo após o rompimento, a operação de restabelecimento da tubulação envolveu todas as equipes de campo da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), num trabalho de mais de 30 horas. O esforço concentrado permitiu que o serviço, cujo prazo foi estimado inicialmente em três dias, fosse realizado em apenas dois.

De acordo com o diretor técnico da companhia, Eric Padela, a Estação de Captação 2 do município, instalada no Jardim São Jorge (a 200 metros do ponto de ruptura da rede), voltou a funcionar imediatamente, bombeando água para a estação de tratamento. Com a retomada, a ETA voltou a operar com força total, recebendo água para tratamento dos dois sistemas de armazenamento – Lopes e Recanto. Localizada no Jardim Bela Vista, a estação trata, em média, 14,5 milhões de litros de água por dia e atende 59,3 mil pessoas.

“A ETA vai trabalhar com força máxima nas próximas horas para recuperar o nível dos reservatórios. Para isso, precisamos fechá-los e isso pode fazer com que algumas regiões da cidade fiquem sem água nas primeiras horas da manhã desta quinta. Por isso, pedimos paciência aos moradores porque tudo deve ser normalizado rapidamente”, explicou Padela.

A manobra realizada após o conserto da adutora do Jardim São Jorge é a mesma que garantiu o abastecimento da população de Nova Odessa na quarta-feira (12). Os registros dos reservatórios que atendem as regiões da cidade foram fechados às 22h de terça e reabertos às 9h do dia seguinte, período de menor consumo, deixando vários bairros desabastecidos até por volta das 11h.

A quarta foi intensa para os profissionais da Coden. Depois de suspenderem o trabalho às 22h de terça-feira, após mais de 14 horas de trabalho, os técnicos retomaram a operação nas primeiras horas da manhã e só deixaram o canteiro de obras pouco antes das 2h desta quinta. Para restabelecer a rede, foi instalado um novo trecho de tubulação, com aproximadamente 100 metros de tubos. A medida foi necessária devido à geografia do local e à existência de edificações nas proximidades do ponto de ruptura, localizado às margens do Ribeirão Quilombo.

Realizado por profissionais da Divisão de Serviços da companhia, o trabalho foi acompanhado de perto pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, e supervisionado pelo diretor-presidente, Ricardo Ongaro, e pelo diretor técnico, Eric Padela.