in

Acesso aos bairros pós-Anhanguera é tema de debate na Câmara de NO

A sessão reuniu vereadores, secretários, servidores municipais e moradores dos bairros

A 36ª sessão ordinária da Câmara de Nova Odessa, dia 30, teve início com um debate sobre o acesso dos moradores dos bairros de chácara pós-Anhanguera, formado pelos bairros Recanto Las Palmas, Chácaras Acapulco e Chácaras Recreio Represa. O debate foi um pedido da vereadora Carol Moura (Podemos), através do requerimento 399/2017, aprovado recentemente.
Além dos nove vereadores, participaram do debate o secretário de Governo, Wagner Morais; o diretor de Serviços Urbanos, Helio Brito de Jesus; Grover Lopes Carvalho, analista de engenharia da Autoban; José Roberto Soares de Goes e Analista Jurídico da Autoban. Representando os moradores participou Aurismar Andrade de Souza, Paulo Renato Schneider, João Evangelista Rodrigues Paranhos da Costa e Jayr José de Castro, presidente da Associação dos bairros Acapulco e Las Palmas.
“Este é um assunto antigo, há 14 anos lutamos por isso. Na época levamos uma proposta à Autoban, quando foi colocado um pedágio no nosso caminho. O que poderíamos fazer para diminuir este problema? Na ocasião pedimos a isenção do pedágio ou a construção de uma via de acesso, em mão dupla, até o trevo de Sumaré. E por isso hoje estamos aqui, pois a solução só virá através da política. Depois deste debate esperamos o tramite político, que nunca andou, sempre esbarra em alguma coisa”, disse Jayr, representante dos moradores.
A presidente da Câmara, Carla Lucena, que mediou o debate, direcionou as reivindicações para cada setor competente para que os moradores saíssem com algumas respostas. Os representantes da Autoban explicaram quais as medidas devem ser tomadas para a implantação de uma via de acesso como já existe em outros municípios. Sobre a isenção dos pedágios, este assunto não é tratado pela concessionária e sim pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).
“Apesar das discussões a gente entente as dificuldades, mas, desta vez saímos do debate com uma esperança muito grande e acreditamos que teremos ações concretas com o que ouvimos do Wagner e o Hélio”, concluiu o morador Paulo Schneider.
Sobre o estreitamento da entrada do bairro, que era feito com contenções de cimento, segundo a Autoban é por conta da Prefeitura para dificultar a fuga dos pedágios. O diretor de Serviços Urbanos, Helio Brito de Jesus disse que fazendo um abaixo assinado, as contenções serão recolocadas na entrada do bairro.
Devido ao debate, que durou pouco mais de duas horas, as discussões de requerimentos e moções ficaram prejudicadas por conta do tempo regimental e voltam a pauta na próxima sessão ordinária, que será na segunda-feira, dia 6. Para a próxima sessão está previsto um debate sobre o Programa Bolsa Creche e reclamações de pais de alunos, também requerido pela vereadora Carol.