in

Ação ‘Passos que Salvam’ vende quase 1.000 kits em Nova Odessa

A iniciativatem objetivo de alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer nas crianças e adolescentes.

Cerca de 200 pessoas participaram da 3ª edição da Caminhada “Passos que Salvam”, na manhã do domingo, 25, em Nova Odessa.Com apoio da Secretaria de Saúde, a ação terminou com a venda de aproximadamente 1.000 kits, contendo camiseta, boné e sacolinha,cuja renda arrecadada será 100% destinada ao Hospital de Amor de Barretos. A iniciativatem objetivo de alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer nas crianças e adolescentes.

Para a coordenadora do Hospital de Amor de Barretos e idealizadora do projeto em Nova Odessa, Cristina Galhardo, a meta deste ano foi alcançada com a venda expressiva de kits e apoio de diversas pessoas e autoridades. “O que precisamos é dar visibilidade ao projeto. Quanto maior for nosso alcance, mais pessoas serão impactadas com a mensagem do diagnóstico precoce”, disse ela.

Para reforçar a campanha, na sexta, 23, coordenadora ministrou uma breve palestra sobre o assunto aos pacientes que aguardavam atendimento no Ambulatório de especialidades do Hospital e Maternidade Municipal Dr. AcílioCarreon Garcia. Na oportunidade, o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, também enfatizou a importância da prevenção no combate ao câncer. “Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores as chances de vencer essa doença maligna”, explicou.

Segundo ele, muitas crianças chegam aos centros especializados de tratamento com a doença em estágio avançado por desinformação dos pais, dos médicos e também diagnóstico tardio. Ao fim da palestra, o músico e cantor Minoro Muriart cantou e tocou o tema da Caminhada Passos que Salvam, emocionando os pacientes.