in

Ação de combate ao Aedes aegypti tem mutirão e palestra com crianças

Neste sábado, dia 28, agentes de saúde realizarão visitas casa a casa no São Manoel.

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa, através da Vigilância em Saúde, setor de Zoonoses, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e também da febre amarela urbana. Na última semana teve início o projeto de conscientização das crianças da rede pública de ensino sobre o tema. Hoje, os agentes de saúde iniciam mais uma etapa das visitas casa a casa para orientação dos moradores e busca de possíveis criadouros. Os casos de dengue na cidade caíram 90% em comparação com o mesmo período do ano passado.
“O combate ao mosquito Aedes aegypti é feito de forma contínua em nossa cidade, no entanto, em alguns períodos do ano intensificamos as ações”, explicou a responsável pela Vigilância em Saúde de Nova Odessa, Adriana Cristina Welsh Ferraz. “Estas ações contribuíram para a expressiva redução dos casos de dengue em nossa cidade e são fundamentais para que os índices se mantenham baixos”, continuou.
Adriana ressaltou que a conscientização da população é a essencial no combate do mosquito. “A Administração tem, é claro, que garantir as políticas públicas para o combate da doença, mas neste caso, a participação da população é fundamental, já que a principal forma de evitar a doença é não manter em nossa casa e no local de trabalho, materiais que possam servir de criadouro para o mosquito”, disse.
A responsável pela Vigilância explicou que na cidade não foram registrados casos de zika vírus, chikungunya e febre amarela, no entanto, é preciso atenção pois o transmissor dessas doenças e da dengue é o mesmo. “Antigamente falávamos que o Aedes aegypti transmitia dengue. Hoje o mesmo mosquito pode transmitir as quatro doenças”, explicou.
Dados do setor de Vigilância Epidemiológica apontam redução de 90% nos casos de dengue neste ano em comparação com o ano passado. “Tivemos 62 casos da doença entre janeiro e outubro de 2016. Este ano são seis. Os índices mostram que estamos no caminho certo, que a população está mais consciente e fazendo sua parte, mas não podemos nos descuidar. O combate ao mosquito é contínuo”, ressaltou.

MUTIRÃO
Agentes de saúde farão hoje, a partir das 8h, mutirão no São Manoel. Durante a ação, as equipes entram nos imóveis para vistoriar e retirar pequenos criadouros do Aedes aegypti e também distribuem panfletos com informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito.
O mutirão, que terá continuidade nas próximas semanas em outras regiões da cidade, é realizado através de uma parceria com o Governo do Estado, responsável pelo pagamento dos profissionais que participam da ação.

NAS ESCOLAS
Além dos mutirões, o combate ao Aedes aegypti conta com conscientização dos alunos da rede pública de ensino através do projeto “Dengue, nem vem que não tem” através da IEC (Informação, Educação e Comunicação).
“Iniciamos mais uma edição deste projeto na última semana e até o início de novembro vamos conversar com os alunos dos terceiros anos do ensino fundamental. Os alunos são importantes neste processo de conscientização, pois se tornam agentes mirins ao levarem para suas casas o que aprenderam”, explicou a responsável do IEC, Meria Aparecida Soares Brito de Jesus.
Segundo ela, cerca de 660 alunos devem participar do projeto, que conta com exibição de filmes, palestras, observação de material in vitro, quiz com perguntas e respostas e exposição interativa para observar os possíveis criadouros.