in

Ação conjunta entre Guarda NO e Polícia Civil identifica pichadores

A pichação em imóveis públicos é crime de dano ao patrimônio e a pena é de detenção de seis meses a três anos e multa

Entre os meses de maio e julho, a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa recebeu denúncias dando conta de várias pichações em prédios públicos. Desde então, iniciou-se um trabalho conjunto da corporação novaodessense e Polícia Civil para identificar os infratores. Dois indivíduos identificados foram intimados pela Polícia Civil e confessaram as pichações em diversos locais da cidade, como o obelisco da avenida Carlos Botelho, a Praça José Gazetta, na conhecida “piscina do Jacó”, entre outros.

Os dois infratores são moradores de Nova Odessa e fazem parte de um grupo já conhecido pelas pichações e danos ao patrimônio público. A pichação em imóveis públicos é crime de dano ao patrimônio e a pena é de detenção de seis meses a três anos e multa. Além da responsabilização na esfera criminal, todos vão responder judicialmente pelo crime. A Prefeitura de Nova Odessa já prepara uma ação cobrando o ressarcimento pelos danos causados.

“A Guarda Civil Municipal de Nova Odessa tem constantemente trabalhado para coibir esta e outras práticas delituosas. Quando tivemos notícia das pichações nos prédios públicos, foi iniciado pela corporação um amplo trabalho de coleta de dados sobre possíveis autores o que culminou com a identificação dos infratores. Realizamos um trabalho conjunto com a Polícia Civil, que deu continuidade às investigações”, explicou o chefe de Segurança Municipal, Franco Julio Felippe.

 

Guardas recebem treino operacional

A Guarda Civil Municipal de Nova Odessa deu início ao calendário de treinamento padrão referente a técnicas operacionais aos seus patrulheiros. Segundo o chefe de Segurança Municipal, Franco Júlio Felippe, é fundamental que a equipe esteja em constante treinamento e pronta para a ação em qualquer momento. “Toda operação exige métodos e processos adequados e a padronização dessas técnicas faz toda a diferença. O treino da Guarda é como o ensaio da banda. A qualidade do show é definida pela quantidade de ensaios. Da mesma forma, o bom resultado das nossas operações é garantido pelo nosso treinamento“, ressaltou ele.

Dentre as ações e condutas operacionais que a GCM realiza, a abordagem de indivíduos e de veículos recebeu destaque no primeiro dia. A grade curricular contempla ainda, entre outras disciplinas, defesa pessoal, tiro defensivo, noções de primeiros socorros, direção defensiva e ações pedagógicas no ordenamento do trânsito e nas escolas municipais. O treinamento de padronização seguirá até novembro nas instalações do Estádio Municipal Natal Gazzetta, o Campo do Progresso.

De acordo com o instrutor Luciel Carlos de Oliveira, a disciplina técnica operacional tem como objetivo “capacitar e habilitar o patrulheiro para atuar respeitando os princípios básicos, além de aprimorar os procedimentos na execução das atividades operacionais”. O comandante da corporação, Nilton César Alves, que está supervisionando e participando de todas as etapas do treinamento completou que “a guarda está se aprimorando para melhor atender a população”.

CARRO ABANDONADO

Patrulheiros da Guarda Municipal de Nova Odessa localizaram, na manhã deste domingo, dia 29, um veículo que estava abandonado em um canavial nas imediações do Loteamento Chácaras Acapulco. O carro, um GM/Monza, com placas de Sumaré, estava sem as rodas, o estepe, a bateria e algumas peças do motor e com a lataria bem danificada. A Guarda Civil Municipal de Nova Odessa fez a pesquisa e constatou que o veículo havia sido furtado no último dia 22.

O proprietário, um senhor de 63 anos, disse que deixou o carro em frente à igreja que frequenta e percebeu o furto na saída. Após apresentação dos fatos no plantão policial, o veículo foi devolvido à vítima, que agradeceu aos patrulheiros pelo trabalho. O homem disse que irá restaurar o veículo – que não possui seguro – pois é o único carro da família.