A partir do dia 10, usuário da rede pública precisará do Cartão + Saúde para agendar consultas com especialistas no Ambulatório e UBS’s de Nova Odessa

O mesmo procedimento será adotado em relação aos pedidos de exames. Quem não tiver o cartão, não conseguirá atendimento

A partir da próxima segunda-feira, dia 10 de junho, o usuário da rede pública precisará do Cartão +Saúde para agendar consultas com médicos especialistas, tanto no Ambulatório de Especialidades como nas UBS’s (unidades básicas de saúde). Nas UBS’s, o cartão será exigido também para quem busca vacinas. O mesmo procedimento será adotado em relação aos pedidos de exames. Quem não tiver o cartão, não conseguirá atendimento.

A Secretaria de Saúde também não fará mais agendamentos para o recadastramento. A partir de agora, o morador de Nova Odessa deve se dirigir diretamente à Central de Atendimento da Saúde – que funciona no prédio do CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional). Porém, as pessoas que estão com atendimento agendado dentro do mês de junho – último mês com agenda -, devem esperar o dia e o horário marcado para fazer o recadastramento. São cerca de 3 mil pessoas nesta situação.

Vanderlei Cocato, secretário de Saúde, explica que o atendimento na Central ganha, a partir desta terça-feira (4) um reforço no número de funcionários para que todos os usuários que ainda não fizeram o recadastramento possam sair do local dentro do prazo estimado para o procedimento, ou seja, entre 10 e 15 minutos. “A Central de Atendimento vai funcionar entre 7h e 16h sem interrupção. Montamos uma estrutura para atender até 250 pessoas por dia, sendo que atualmente atendemos, em média, 150. Já fizemos 8 mil recadastramentos e, com essas mudanças, esperamos recadastrar todos os usuários que realmente são de Nova Odessa até o fim de dezembro”, disse Cocato.

O secretário ressalta também que não serão barrados os pacientes que já estão aguardando por uma consulta com especialista ou exame. “Porém, é importante deixar bem claro que no retorno com o médico, o usuário já deve estar com o Cartão +Saúde. Caso contrário, não conseguirá ser atendido”, afirmou.

Os documentos exigidos para o recadastramento e, consequentemente, para emissão do Cartão +Saúde, são os originais de RG, CPF e comprovante de endereço (água, luz, internet e outros) em nome do requerente. Os menores devem comprovar filiação através de certidão de nascimento ou RG próprio. Os casados podem comprovar residência mediante certidão de casamento e comprovante em nome do marido ou esposa. O CTVP fica na Avenida Eddy de Freitas Crissiúma, número 150, Centro. “Com base em dados de municípios onde o sistema já existe, é possível, com o recadastramento, diminuir em até 66% a ‘invasão’ de pacientes de outras cidades; em até 58% a solicitação de exames laboratoriais e em até 46% o encaminhamento de pacientes para o Ambulatório de Especialidades”, ressalta Cocato.

CUSTEIO

O secretário reforça ainda que o recadastramento tem como objetivo possibilitar o atendimento para quem realmente é de Nova Odessa. “Infelizmente, a gente constata que muitas pessoas de outras cidades usam o endereço de um amigo ou um parente de Nova Odessa e vem buscar atendimento aqui, prejudicando quem é morador de Nova Odessa”, disse.

Na audiência pública realizada na sexta-feira (31) na Câmara para apresentação dos relatórios financeiros e operacionais da área da Saúde referentes ao 1º quadrimestre do ano, Cocato mostrou que no 1º quadrimestre deste ano, a prefeitura investiu R$ 17,2 milhões no custeio, sendo 92% oriundos dos cofres municipais e apenas 8% vindos de repasses externos (estaduais e federais).

O Ambulatório de Especialidades realizou, entre janeiro e abril, 12,8 mil consultas, além de 30,9 mil exames. Na Atenção Básica, as UBSs totalizaram 64,6 mil atendimentos no quadrimestre, distribuídos pela 1/Centro (10.102), 2/São Jorge (15.153), 3/São Manoel (12.637), 4/São Francisco (3.924) e 5/Alvorada (22.829).