in

83% dos moradores de Nova Odessa estão vacinados contra a febre amarela

Em 2000 foi realizado um grande mutirão de vacinação na cidade, com atendimento de mais de 40 mil pessoas

Foram registrados no Programa Nacional de Imunização, entre 2000 e 2017, 48.300 doses da vacina contra febre amarela aplicadas no município de Nova Odessa. Esse total corresponde a cerca de 83% dos moradores da cidade, considerando a estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que aponta que a cidade tem 58.227 habitantes.
Responsável pelo setor, a enfermeira Paula Mestriner explicou que no ano 2000 foi realizado um grande mutirão de vacinação na cidade, com atendimento de mais de 40 mil pessoas. “Mesmo levando em conta falecimentos e muitas pessoas que possam ter mudado de cidade nestes últimos 17 anos, consideramos que grande parte da população já foi vacinada e não precisa repetir a dose da vacina”, explicou.
A orientação é que as pessoas que moram na cidade desde o ano 2000 verifiquem a carteirinha (ou as carteirinhas) de vacinação para conferir se já estão vacinadas. “Quem tiver dúvida pode procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, levando a carteirinha, para ter orientações”, explicou Ana Rubia Matos, coordenadora da Atenção Básica no município.
O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, reforça que o município recebe um número limitado de doses da vacina, controlada pelo Ministério da Saúde. “Nós entendemos a preocupação das pessoas, mas é o Ministério quem controla a distribuição das vacinas e nós só podemos vacinar quem vai viajar para áreas de risco. Nova Odessa não tem nenhum caso da doença registrado e não é considerada área de risco”, explicou.
A partir de agora, quem vai tomar a vacina precisará apresentar comprovante de endereço recente. A orientação para que os municípios exijam o comprovante foi feita pela Diretoria Regional de Saúde de Campinas para evitar migração de pacientes. “Pedimos a colaboração das pessoas que já estão agendadas para que apresentem o comprovante de endereço quando forem até a UBS para tomar a vacina”, completou Paula.

IDOSOS

Atualmente, a vacina contra febre amarela é recomendada para quem tem entre nove meses e 59 anos. Embora sejam raros, foram registrados casos recentes de pessoas que tiveram reações e chegaram a falecer após serem vacinadas. Para os idosos e portadores de doenças crônicas, a orientação é que procurem um médico para saber se podem ser vacinados.