in

Nota de Esclarecimento: JNO reforça compromisso com a verdade e repudia acusações infundadas feitas pelo prefeito Leitinho

Prefeito Leitinho acusa, sem provas, que o JNO foi “comprado” por grupo ligado ao ex-prefeito Bill; jornal rebate e reafirma compromisso com a verdade.

O Jornal de Nova Odessa vem a público esclarecer informações citadas pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, durante sua participação na Rádio Zé FM, do Grupo Liberal, nesta semana. A partir do minuto 1h18 do programa, o chefe do Executivo municipal faz afirmações que colocam em dúvida a idoneidade e a independência editorial deste veículo de comunicação.

Na ocasião, o prefeito alega que o JNO teria sido “comprado por um engenheiro” supostamente alinhado a um grupo político liderado pelo ex-prefeito Bill Vieira de Souza, com o intuito de prejudicar sua imagem e divulgar notícias falsas. Diante dessas declarações, o Jornal de Nova Odessa reforça seu total repúdio a qualquer tentativa de deslegitimar a imprensa livre e responsável.

O atual proprietário do JNO, Renan Cogo, é sim engenheiro e empresário, e adquiriu o veículo com o objetivo de fortalecer o jornalismo local, com base na transparência, na pluralidade de vozes e no compromisso com a verdade. Em nenhum momento o JNO foi, é ou será instrumento de qualquer grupo político, seja de situação ou oposição.

Todas as matérias publicadas pelo JNO são apuradas com responsabilidade, por uma equipe de jornalistas profissionais e comprometidos com a ética e os princípios fundamentais do jornalismo. O conteúdo veiculado sempre passa por verificação dos fatos e análise criteriosa antes da publicação.

As acusações feitas pelo prefeito são graves, infundadas e baseadas em “achismos”, sem qualquer prova ou elemento concreto. Em tempos em que o combate às fake news é um dever coletivo, é preocupante que um representante eleito tente descredibilizar um meio de comunicação que cumpre seu papel constitucional de fiscalizar, informar e representar a sociedade.

O Jornal de Nova Odessa permanece de portas abertas para ouvir todas as vozes — inclusive a do próprio prefeito. Reiteramos o convite para que o chefe do Executivo conceda uma entrevista exclusiva ao jornal, com espaço garantido para esclarecer à população todos os casos e denúncias em aberto, promovendo o debate com transparência e respeito à informação.

Seguiremos trabalhando com responsabilidade, imparcialidade e respeito ao cidadão. A verdade e a confiança da população continuarão sendo os pilares do nosso trabalho.