in

Mutirão do ‘Novembro Azul’ da Saúde de NO promove 160 atendimentos no Ambulatório

mutirao-do-novembro-azul-da-saude-de-no-promove-160-atendimentos-no-ambulatorio-jno

Da Redação
redacao@jno.com.br

O mutirão de consultas do “Novembro Azul” realizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa na manhã do último sábado (04/12), no Ambulatório de Especialidades Médicas, promoveu nada menos que 160 atendimentos gratuitos de homens com mais de 45 anos. A ação visa promover a Saúde do Homem e combater o câncer de próstata, o que mais acomete homens no Brasil e no mundo.
“É muito importante a gente fazer o acompanhamento da próstata, porque eu, com 62 anos de idade, passo por isso atualmente, faço acompanhamento e estou me tratando para que não se agrave. Então todos nós, dos 50 anos para frente, temos que fazer este acompanhamento, que eu seu não estivesse fazendo, já estaria com câncer. Procurem o médico, sem restrição nenhuma, porque a próstata é um problema que tira a paz da gente”, afirmou Agenor de Azevedo Artur.
“(O exame anual) é uma prevenção, para constatar que está tudo certo com a gente, para termos uma qualidade de vida melhor. Façam o exame, porque a saúde da gente é o mais importante”, acrescentou Luís Geraldo dos Santos.
“Todos os homens acima de 45 anos devem procurar o urologista para fazer o exame de próstata, que é simples e rápido, e a gente fica avaliado com relação a esta patologia que acomete os homens. De todos os tumores sólidos que afetam a humanidade, o tumor de próstata é o mais comum, então procurem um urologista e não deixem de fazer o seu exame, porque ele é muito importante para a prevenção”, informou o médico urologista da Rede Municipal de Saúde Antonio Carlos Silva Maychak.

HOMENAGEM
A equipe da Secretaria de Saúde promoveu ainda no sábado uma homenagem especial a alguns profissionais que atuam nos mutirões do “Novembro Azul” desde que a iniciativa foi criada em Nova Odessa, em 2010. Entre eles, estão os enfermeiros André Roberto Barros, Deise Klavin Alvarenga e Maria Edênia, a assistente social Cristiane Mareschi e os médicos Antonio Carlos Silva Maychak e José Lourenço Jorge Alvarenga – entre outros. Um mural com os nomes dos homenageados foi montado no Ambulatório de Especialidades.