Paulo Medina
redacao@jno.com.br
Motoristas que transitam pela região do Jardim Santa Rosa, em Nova Odessa, têm enfrentado dificuldades devido às condições precárias de um trecho de rua entre a Avenida Carlos Botelho e a Rua Azil Martins. A via, que serve como importante acesso a bairros próximos e é usada diariamente por condutores de carros, motos e caminhões, apresenta buracos e uma pavimentação visivelmente deteriorada, com o asfalto “esfarelando”.
Condutores relatam que os buracos se espalharam por toda a extensão da via, forçando desvios constantes e aumentando o risco de danos aos veículos. “Está impossível passar por aqui. Muito ruim mesmo”, reclama Fernando Pereira, que utiliza a via diariamente. Outro problema apontado é a qualidade do asfalto, que, segundo os motoristas, parece “esfarelar” sob as rodas dos veículos, formando uma espécie de “cascalho” na superfície da pista e reduzindo a aderência dos pneus.
“O asfalto está se soltando em pedaços, parece que colocaram um material de baixa qualidade e que não aguenta o movimento de carros e caminhões”, comentou Marta Souza Campos, que é de Sumaré, mas que passa pela via com frequência.
A situação, de acordo com os relatos, se agrava em dias de chuva, quando os buracos ficam encobertos pela água, aumentando o risco de acidentes. Para os motoristas, a falta de manutenção adequada compromete a segurança no trânsito e pode impactar financeiramente aqueles que precisarem arcar com reparos nos veículos devido às condições da via.
Os motoristas afetados pelo problema pedem providências da Prefeitura, apontando que o trecho precisa ser recuperado com uma pavimentação de “melhor qualidade para evitar problemas”. Segundo eles, reparos paliativos com camadas superficiais de asfalto não resolvem a situação. A Prefeitura de Nova Odessa foi questionada sobre possíveis obras para a recuperação do trecho, mas não se manifestou sobre uma data para realização do recapeamento completo da via.
MAIS BURACOS
Motoristas que transitam pelas ruas Valentin Beato, Luiz Delben e Antônio Oliveira, nas proximidades do Colégio Conexão, antigo Objetivo, em Nova Odessa, vivenciam sérios problemas com buracos nas vias. As crateras, espalhadas por trechos dessas ruas, vêm causando transtornos diários, danos a veículos e até mesmo colocando a segurança dos motoristas e pedestres em risco. A situação, que já se arrasta há meses, tem causado inúmeras reclamações da população local.