Paulo Medina
redacao@jno.com.br
O presidente da Câmara de Nova Odessa, Wagner Morais (Republicanos), cobra oficialmente a Prefeitura pela falta de entrega de correspondências no Jardim dos Lagos II. A situação tem gerado insatisfação entre os moradores, que enfrentam dificuldades para receber suas cartas e encomendas devido à ausência de estrutura básica, como placas de identificação de ruas e numeração adequada das residências.
Em requerimento aprovado na sessão desta segunda-feira (21), Morais solicitou ao prefeito informações complementares sobre as medidas adotadas para resolver o problema. O pedido se baseia em um requerimento anterior, apresentado pelo vereador Tiãozinho do Klavin (PL), em abril deste ano, que já havia apontado a falha no serviço dos Correios, que identificou irregularidades no bairro.
Em resposta ao requerimento de Tiãozinho, a Superintendência Estadual de Operações da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a ECT, informou que uma visita técnica realizada ao Jardim dos Lagos II revelou que o bairro não atende aos requisitos estabelecidos pela Portaria Interministerial 4.474/2018, que regula a entrega postal em áreas urbanas. Entre as deficiências encontradas, destacam-se a falta de placas identificadoras de ruas e logradouros, cuja responsabilidade é da Prefeitura Municipal; a numeração inadequada dos imóveis, com algumas casas compartilhando o mesmo número ou sem identificação, dificultando a entrega de correspondências; e a ausência de caixas receptoras de correspondência, necessárias para que os Correios realizem a distribuição postal diretamente nas residências.
Diante da resposta dos Correios e da falta de avanços no bairro, Morais, no novo requerimento, questiona o prefeito Claudio Schooder, o Leitinho (PSD), sobre as medidas adotadas desde então e cobra ações imediatas. Ele solicita esclarecimentos sobre o cadastramento das ruas, perguntando se todas as vias do Jardim dos Lagos II foram devidamente registradas no sistema da Prefeitura e se as instituições responsáveis, como a CPFL e os Correios, foram informadas. Além disso, pergunta quando a Prefeitura pretende instalar as placas com a denominação das ruas e se já houve algum progresso nesse sentido. Também pede informações sobre quais ações estão sendo realizadas para regularizar a numeração das casas e garantir a colocação de caixas receptoras de correspondência nas entradas das residências.
A falta de entrega de correspondências no Jardim dos Lagos II afeta diretamente os moradores, que enfrentam dificuldades para receber documentos importantes, contas, notificações e até mesmo encomendas. Muitos têm relatado que precisam se deslocar até a agência central dos Correios para buscar suas correspondências, o que representa um grande transtorno.
Até o momento, a Prefeitura de Nova Odessa não emitiu uma resposta oficial.