in

Moradores se revoltam com discussão sobre estacionamento rotativo no Centro

Populares rejeitam qualquer possibilidade de implantar estacionamento rotativo em Nova Odessa; ‘já não tem movimento o Centro, comércios falindo, vamos pensar, minha gente’, afirmou moradora

moradores-se-revoltam-com-discussao-sobre-estacionamento-rotativo-no-centro-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

A possibilidade de implantação de estacionamento rotativo no Centro de Nova Odessa tem gerado revolta entre os moradores da cidade. O debate começou após a vereadora Márcia Rebeschini, da base governista do prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), apresentar requerimento na semana passada, na Câmara Municipal, solicitando ao Executivo a viabilidade de criar um sistema de estacionamento rotativo, com foco nos motoristas de aplicativos como Uber.
Nas redes sociais, a discussão de regulamentar vagas de estacionamento no Centro de Nova Odessa foi amplamente criticada pelos moradores, que acreditam que a medida pode prejudicar o comércio local e afastar clientes da região central. Muitos temem que a implantação desse estacionamento siga o exemplo negativo de outras cidades, como Americana, onde há Área Azul, e, segundo relatos, a iniciativa trouxe mais prejuízos do que benefícios.
Entre os comentários, Kerolayne Veidan criticou o assunto. ” É cada uma que me aparece viu!”. A moradora Aline Sarti Jecev também expressou sua indignação, afirmando que o comércio da região central já sofre com a falta de movimento e que a implantação de estacionamento rotativo seria o “golpe final”. “Já não tem movimento no Centro. Comércios falindo, vamos pensar, minha gente”, disse.
A comparação com a cidade vizinha Americana foi levantada por vários internautas, como Alan Verissimo, que ironizou a discussão do estacionamento rotativo. “Bora acabar com o Centro de Nova Odessa igual fizeram com o Centro de Americana”, ironizou. Na mesma linha, Carlos Gonçalves destacou o impacto negativo sobre os comerciantes. “Resolvem o problema de vagas de estacionamento e criam um problema infinitamente maior, que é a diminuição de clientes que se recusam a pagar taxa. Com isso, acabam com o comércio no Centro”.
A vereadora Márcia Rebeschini afirmou no requerimento que foi procurada por motoristas de aplicativos que enfrentam dificuldades em encontrar vagas nas áreas mais movimentadas da cidade. O requerimento faz referência ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana, instituído por Lei Complementar, que previa estudos sobre a ampliação de vagas de estacionamento no Centro. No entanto, esses estudos deveriam ter sido apresentados em até 18 meses após a aprovação da lei, o que não ocorreu.
Embora o foco inicial da proposta seja resolver os problemas de mobilidade enfrentados pelos motoristas de aplicativos, a possibilidade de ampliação da regulamentação para outros veículos gera preocupação entre comerciantes e frequentadores do Centro de Nova Odessa.
Após a repercussão do caso, a parlamentar e o prefeito Leitinho publicaram vídeo nas redes sociais negando estacionamento rotativo ampliado em Nova Odessa.