Paulo Medina
redacao@jno.com.br
O Jardim São Manoel, em Nova Odessa, vive uma série de desafios que estão gerando insatisfação entre os moradores. O principal foco das reclamações é o acúmulo de lixo em áreas públicas. Além disso, a falta de manutenção das lâmpadas em diversas ruas, que permanecem sem iluminação por longos períodos é outra reclamação que ganha força.
Maurício Vicente relatou o incômodo causado pelo volume de lixo na Rua José Casassa. “Infelizmente, aqui atrás da CMEI Padre Victor Facchin, que está fechada há mais de um ano, virou um depósito de lixo. Jogam de tudo, até animais mortos. A situação está fora de controle. Já fizemos reclamações, mas nada muda. O cheiro, os insetos… está horrível. Está feio, muito feio”, lamentou o morador.
A situação da creche, cujas obras permanecem inacabadas, tem sido um foco de abandono na região. “Além de ser um espaço que deveria estar servindo nossas crianças, virou um ponto de descarte irregular. É inadmissível que uma obra desse porte fique parada por tanto tempo”, disse. “A gente paga os impostos e espera melhorias, mas o que vemos é só abandono”, completou o morador João Soares Silva.
Além da questão do lixo, a falta de iluminação na Rua Joaquim Leite de Camargo tem deixado a população apreensiva. Moradores relatam que várias lâmpadas estão queimadas, especialmente em frente ao número 57, o que deixa a rua em completa escuridão durante a noite. “Aqui na rua sempre tem crianças brincando. Sem luz, o perigo de atropelamento é grande. Além disso, a gente fica com medo de sair à noite por causa da falta de segurança”, afirmou uma moradora que não quis ter o nome divulgado.
Para os moradores, a situação é urgente e exige uma resposta. “Estamos cansados de esperar”, disse Maurício Vicente. “O bairro está abandonado”, concluiu.
Enquanto aguardam por uma solução, os moradores continuam fazendo apelos para que a Prefeitura de Nova Odessa atue com mais agilidade.
OUTRO LADO
Questionada sobre os problemas, a Prefeitura de Nova Odessa informou que a reclamação de lixo depositado de forma irregular foi passada à empresa responsável, para atendimento.
“Já o pedido de iluminação vai ser analisado pela Secretaria de Obras, para ser incluído (se tecnicamente viável) no atual Programa de Modernização da Iluminação Pública, que, além da substituição das 8.700 luminárias existentes por unidade de LED, prevê também a instalação de 1.300 novas luminárias de LED na cidade”.