in

Moradores agem por conta própria, cuidam de ciclovia e replantam árvores em Nova Odessa

Casal Angela Bressan e Guilherme Lima se unem a amigos para recuperar área verde abandonada e que necessitava de manutenção no meio da Avenida Ampelio Gazzetta

Por conta da falta de manutenção e estrutura da ciclovia da Avenida Ampelio Gazzetta, em Nova Odessa, moradores da cidade decidiram agir por conta própria e transformar o abandono em cuidado e esperança. O casal Angela Bressan e Guilherme Lima, moradores do bairro Mathilde Berzin, iniciou um trabalho voluntário de replantio de árvores e limpeza diária do trecho, mobilizando a comunidade local e mostrando o poder da ação cidadã.
Com a ajuda de um amigo e de um servidor da Secretaria de Meio Ambiente, o casal replantou 40 mudas de árvores nativas, que haviam morrido devido à falta de irrigação e acompanhamento após um plantio anterior mal conduzido. Agora, além do replantio, os moradores se dedicam a regar manualmente as mudas com baldes, pois a área não conta com nenhum ponto de água.
Para garantir a sobrevivência das plantas, também instalaram canos na base de cada muda, protegendo-as das roçadeiras que fazem a limpeza do mato na região.
E não parou por aí: sem lixeiras ao longo da ciclovia, os envolvidos também realizam a recolha diária de lixo, prevenindo o acúmulo de resíduos e melhorando o visual e a segurança do local.
O resultado já começa a aparecer. Algumas das mudas estão crescendo bem e até começaram a dar frutos, o que enche de orgulho os envolvidos na ação.
Um morador que vive nas proximidades e acompanha de perto a situação da avenida, elogiou a iniciativa e cobrou mais atenção do poder público.
“Mesmo não tendo ponto de água no local, o casal vem molhando as plantas com baldes, colocaram canos na base das mudas para que as roçadeiras não cortem as plantas. Em meio a tantos problemas, os próprios cidadãos estão fazendo a diferença, pude ver isso” comentou.
Ele destacou que o trecho da Ampelio Gazzetta, nas proximidades do zoológico municipal, também sofre com o descarte irregular de lixo e entulho, o que aumenta a sensação de abandono.
A ação do grupo mostra que, apesar dos desafios, a união da comunidade pode fazer a diferença. Mas também reforça um apelo claro: é hora das autoridades municipais fazerem sua parte para garantir a preservação e manutenção dos espaços públicos em Nova Odessa.