in

Morador reclama de entulho e focos de incêndio que assolam área verde no Residencial Lopes Iglesias

Situação foi denunciada em trecho da Rua José Maria Bellinate e incomoda vizinhança, que pede mais fiscalização da Prefeitura de Nova Odessa para coibir descarte irregular e chamas que afetam o local

morador-reclama-de-entulho-e-focos-de-incendio-que-assolam-area-verde-no-residencial-lopes-iglesias-jno

Paulo Medina
redacao@jno.com.br

As condições atuais da área verde localizada na Rua José Maria Bellinate, no Parque Residencial Francisco Lopes Iglesias, em Nova Odessa, incomodam a vizinhança. A região, que deveria ser um espaço de preservação ambiental e lazer, sofre com o acúmulo de lixo e focos de incêndio, que ameaçam a segurança e o bem-estar dos moradores.
Segundo os relatos, o descarte irregular de resíduos aumentou nos últimos meses, com entulhos, sacos de lixo e materiais de construção se espalhando pela mata. Eles denunciam que o acúmulo de detritos tem atraído animais peçonhentos e insetos, o que representa risco adicional para as residências próximas. “Esse lixo acumulado é um problema, atrai ratos, escorpiões e aumenta o risco de doenças. A Prefeitura precisa dar mais atenção para essa área, que está se tornando um verdadeiro lixão”, desabafou um morador, que preferiu se identificar apenas como Gomes.
Além do acúmulo de lixo, os focos de incêndio são outro motivo de preocupação. Com o tempo seco observado nos últimos meses, as chamas ficaram mais frequentes e difíceis de controlar, aumentando a tensão para quem vive nas proximidades.
“Se você ver aqui, a mata está com sinais de incêndios, sempre colocam fogo aqui, as pessoas aqui têm que fechar tudo em casa para não entrar fumaça. Quem tem problema respiratório sofre ainda mais”, completa.
O acúmulo de lixo combinado com o risco de incêndio é uma ameaça que, segundo populares, exige ações urgentes do poder público. Os moradores pedem mais fiscalização na área para coibir o descarte irregular e também que sejam feitas limpezas periódicas para evitar a formação de novos focos de lixo. “A gente paga nossos impostos e espera que o mínimo seja feito, que é cuidar da cidade e da segurança das pessoas”, cobra.
A Prefeitura de Nova Odessa foi procurada para comentar sobre as reivindicações e informar sobre possíveis ações para conter o problema, mas até o momento não respondeu aos questionamentos da reportagem.

ILDA BAGNE
Outro local que sofre com lixo é uma área pública às margens da Rua Ilda Bagne da Silva, próximo à linha férrea, que liga a região do Jardim Flórida ao Jardim São Jorge, e se transformou em um verdadeiro lixão a céu aberto. O local foi tomado por montanhas de entulho, móveis descartados, restos de construção e lixo doméstico. Um dos pontos do lixão é a passarela que dá acesso ao Centro, utilizada por trabalhadores.