Um morador do bairro Jardim Monte das Oliveiras, em Nova Odessa, denunciou o descarte irregular de lixo em um terreno particular próximo à Rua 7, no Jardim Flamboyant. Segundo ele, os resíduos estão sendo jogados no local há mais de 60 dias, incluindo fraldas geriátricas usadas.
De acordo com a denúncia, o lixo estaria sendo descartado por algum morador do Condomínio Edifício Residencial Firenze. O denunciante afirmou que chegou a conversar com o síndico do residencial, que se comprometeu a tentar identificar de qual unidade o descarte pode estar partindo.
“Acredito que a entrada do sítio seja pela Rua 7, nos fundos do Residencial Flamboyant. Consigo ver o lixo do meu apartamento. Não sei quem é o dono do terreno, mas a situação é crítica”, relatou o morador, que preferiu não se identificar. Ele ainda informou ter recolhido, por conta própria, três sacos de 100 litros cheios de fraldas usadas. Os sacos continuam no terreno por conta do peso e da dificuldade de transporte.
O local não conta com câmeras de monitoramento, o que dificulta a identificação dos responsáveis. O morador afirma ter entrado no terreno para tentar amenizar o problema, mesmo ciente de que essa atitude não é permitida.
O descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental e pode gerar multa, além de outras sanções legais.
