O Jardim São Manoel, em Nova Odessa, voltou a ser motivo de uma situação preocupante que envolve risco de acidentes. O alerta é do morador Maurício Vicente, que chamou a atenção para as condições de vulnerabilidade em uma área que recentemente foi palco de um incidente de grande repercussão. Na Rua José Casassa, a terra colocada em uma erosão pela Prefeitura já saiu do local e a área acumula lixos novamente.
Segundo Maurício, a situação começou a se agravar após o depósito de grandes quantidades de terra. “Olha aí, onde o veículo caiu aqui no São Manoel. Jogaram caminhões de terra aqui, bateu a chuva, e sem fazer o muro de arrimo, a terra foi embora e tá cheio de lixo”, contou o morador, destacando o estado crítico da área.
Ele relatou que falta de um muro de contenção adequado, juntamente com a chuva forte, resultou em um deslizamento de terra que arrastou a terra colocada no local, deixando o terreno instável e cheio de resíduos, com risco de novos acidentes.
Ele ressaltou que a área, além de sofrer com a precariedade do solo, também tem se tornado um depósito de lixo.
“Olha só que maravilha”, disse, referindo-se à quantidade de resíduos visíveis no local.
Além disso, as chuvas, que têm se intensificado nos últimos anos devido às mudanças climáticas, acabam por agravar ainda mais a situação, pois a terra e os resíduos soltos são levados com facilidade para áreas de baixo relevo, como o local onde o carro caiu.
Os moradores da região, como Maurício, pedem providências. Para eles, a solução passa pela adoção de medidas preventivas que incluam a contenção, o manejo adequado da terra e do lixo, além de um monitoramento constante da área.
No final de janeiro deste ano, um carro despencou e caiu na erosão que fica na Rua José Casassa, no bairro São Manoel, deixando a motorista ferida. Segundo moradores da região, o acidente aconteceu durante a chuva que atingiu a cidade e pode ter sido causado pela falta de sinalização na rua.
O trecho onde o acidente aconteceu é uma curva acentuada, agravada pela chuva que deixou o asfalto escorregadio. Vicente sustenta que a falta de infraestrutura adequada, como lombadas e placas de advertência, torna o trânsito ainda mais perigoso.
Segundo a Secretaria de Obras, apesar de prejudicado pela recente “pancada” de chuva, o trabalho continua neste ponto, até que a recomposição temporária do talude esteja concluída. Paralelamente, a gestão continua buscando recursos externos para viabilizar a obra definitiva neste e em outros pontos de erosão na cidade.
in Notícias
Morador alerta risco de mais acidentes em área onde carro caiu no Jardim São Manoel
Em janeiro, um carro despencou e caiu na erosão que fica na Rua José Casassa, deixando a motorista ferida; terra colocada no local foi retirada e mais veículos podem cair no buraco, que fica em uma curva
