Na última sexta-feira, dia 10 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa realizou um bate papo com alunos do 8º e 9º anos da EE (Escola Estadual) Professor Silvania Aparecida Santos, no Parque Residencial Triunfo. A conversa foi sobre como o município lida com o lixo produzido, as práticas sustentáveis adotadas, o funcionamento dos EcoPontos Municipais e outras iniciativas da pasta.
O bate papo foi ministrado pela diretora de Meio Ambiente, Daniela Fávaro, e foi mais uma das ações que fazem parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 05 de junho. Participaram 40 alunos, todos da matéria eletiva de Inovação e Sustentabilidade. O curso é ministrado pelo professor Emerson Batista e a pela professora Luciana Segato.
“Pensamos nessa ação por conta do próprio tema que trabalhamos nas aulas dessa disciplina, em que chegamos a conhecer um EcoPonto. Alguns alunos já conheciam, por conta da proximidade de sua residência com o local. Além de conversarmos sobre cidades mais sustentáveis, como o município trata do lixo e, também, práticas sustentáveis que devemos desenvolver no âmbito da escola. Ou seja, como fazer da escola um lugar mais limpo e sustentável”, disse Emerson Batista.
Esse tipo de atividade visa conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, criar mudanças nos hábitos de consumo e estimular ações voltadas à preservação.
“É muito importante a conscientização de todos, inclusive das crianças, que são o futuro da cidade, do Estado e da Nação. Porque temos que preservar e conservar o nosso Meio Ambiente hoje, para termos um futuro melhor. Precisamos voltar nossa atenção ao Meio Ambiente, e não somente nessa data, mas todos os dias do ano”, destacou o chefe do Executivo novaodessense, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho – que tem acompanhado a programação da Semana do Meio Ambiente.
Confira a programação restante do Mês do Meio Ambiente:
14/06 – Live (Facebook da PMNO) sobre a importância da água, com participação do Rean Sobrinho, diretor técnico da Coden, às 10h
15/06 – Live (Facebook da PMNO) sobre dengue, bate papo de orientação no combate ao mosquito, com a participação da Ana Paula Ribeiro e Paula Faciulli, às 10h
21/06 – Live (Facebook da PMNO) sobre arborização urbana, com Marcelo Pulini e Talita Pinotti, da CPFL, às 10h
25/06 – Ação no Bosque Manoel Jorge, no Jd. Santa Rosa, com distribuição de sementes e mudas de árvores e atividades físicas
25/06 – “Parada Verde” com distribuição de sementes e mudas de árvores nos semáforos dos cruzamentos das Avenidas Carlos Botelho e João Pessoa com Rua Rio Branco
ECOPONTOS
Os EcoPontos da cidade são pontos de descarte de resíduos sólidos, e funcionam de segunda-feira a domingo, das 7h às 19h. Nova Odessa conta com dois Ecopontos, um localizado no Residencial Triunfo e o segundo no Jardim Monte das Oliveiras. Os espaços possuem capacidade para receber até 1.000 toneladas de resíduos por mês, com predominância de resíduos de construção civil, restos de poda de árvores e sofás.
Os Ecopontos recebem também materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor. Em relação aos resíduos de construção civil é liberado receber até 1m³ por pessoa/dia. Madeira e móveis usados, óleo de cozinha (embalado em garrafa PET), eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia) também podem ser encaminhados.
Além de dois Ecopontos, Nova Odessa conta ainda com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para o descarte exclusivo de materiais recicláveis. Os espaços funcionam 24 horas e estão instalados no Parque Ecológico Izidoro Bordon, no Bosque Manoel Jorge (Jardim Santa Rosa), na Rua Manaus (Jardim São Jorge) e na Praça Central José Gazzetta, na Avenida Carlos Botelho.
Além de dois Ecopontos, a cidade conta ainda com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para o descarte exclusivo de materiais recicláveis. Os espaços funcionam 24 horas e estão instalados no Parque Ecológico Isidoro Bordon, no Bosque Manoel Jorge (Jardim Santa Rosa), na Rua Manaus (Jardim São Jorge) e na Praça Central José Gazzetta.
Nova Odessa conta com a Lei Municipal nº 2.883/2014 que tipifica como crime ambiental o descarte de entulhos e outros materiais em áreas irregulares. A multa para quem for flagrado varia de R$ 500,00 a R$ 5 mil. Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas à CM (Guarda Civil Municipal) pelo telefone 153.