Moradores de diversos bairros de Nova Odessa estão receosos com o mato alto tomando conta de espaços públicos. Praças, terrenos próximos a escolas e até mesmo passagens públicas estão gerando insegurança e riscos à população.
Vereadores da cidade têm recebido uma série de reclamações e solicitado providências ao Poder Executivo para a roçagem e limpeza de áreas que apresentam problemas.
Uma das principais preocupações vem dos pais de alunos da EMEF Almerinda Delegá Delben e da CMEI Mercedes Ladeira Brazilino, no bairro Klavin. O mato alto nos fundos dessas escolas tem sido motivo de grande apreensão, pois favorece a proliferação de bichos peçonhentos e pode comprometer a segurança das crianças.
“Meu filho estuda aqui e eu fico com medo dele ser picado por algum bicho. Sem contar que esse matagal também pode servir de esconderijo para pessoas mal-intencionadas”, reclamou uma moradora. O vereador Marcelo Maito solicitou ao Executivo a roçagem imediata do local.
Outro ponto crítico apontado pela população é a Praça Linear do 23 de Maio – Celso Gomes dos Reis Aprígio, localizada na Rua Olívio Belinate. O pedido é que além do corte do mato, sejam instalados bebedouros de água e lixeiras para oferecer mais conforto aos frequentadores.
A Praça localizada na Rua João Tiene, esquina com a Rua Bento Toledo Rodovallo, ao lado da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Vila Azenha, também enfrenta problemas semelhantes. Completamente tomado pelo mato, o local tem se tornado intransitável e perigoso.
“Essa praça poderia ser um espaço para as crianças brincarem e os idosos descansarem, mas ninguém consegue usar do jeito que está. Isso aqui é um perigo, ainda mais à noite”, desabafa Paolla dos Santos. O vereador André Faganello solicitou a limpeza do local.
TRAVESSIA
A situação se repete na travessia da linha do trem que liga a Rua Azil Martins, no Bairro Santa Rosa, à Rua Goiânia, no São Jorge. Além do mato alto, a falta de iluminação torna o local ainda mais perigoso, contribuindo para assaltos e violência. Faganello solicitou ao Executivo não apenas a roçagem e limpeza do local, mas também a instalação de iluminação pública para garantir a segurança dos pedestres.
Diante da situação, a população de Nova Odessa aguarda uma resposta rápida do Executivo para que esses espaços possam voltar a ser utilizados de maneira segura e adequada.
OUTRO LADO
Em nota enviada pela assessoria de comunicação, A prefeitura eslarece que “as localidades apontadas pela reportagem do JNO já foram encaminhadas para as equipes de zeladoria da PMNO, que trabalham de segunda a sábado na limpeza urbana de todas as regiões do Município. O cronograma de trabalho não foi interrompido em nenhum momento, pelo contrário: foi intensificado desde as chuvas pesadas e em volume recorde que atingiram a cidade e a região entre o final de janeiro e início de fevereiro. Desde então, dezenas de localidades já foram atendidas pelas equipes da Prefeitura – incluindo os times do Setor de Parques e Jardins, da Diretoria de Serviços Urbanos, da Coden Ambiental e da empresa contratada para limpeza e hidrojateamento de calçadas, guias, bocas de lobo e galerias, como vem sendo divulgado constantemente pela Municipalidade.